Excesso de pigmentação, de açúcares e até os ricos em amido podem trazer problemas à saúde bucal se consumidos diariamente
Todo mundo sabe que a gente é o que a gente come. Comemos mal? As chances de termos uma saúde comprometida são muito maiores. E o mesmo acontece com os dentes: você sabia que alguns alimentos podem prejudicar muito a saúde deles?
É verdade! Uma dieta mal equilibrada pode influenciar diretamente na saúde bucal, gerando más consequências para os dentes e para a boca como um todo. Ao mesmo tempo, alguns alimentos são aliados da saúde da boca.
O profissional Paulo Nacarato, dentista em São Paulo há mais de 30 anos, dará algumas indicações de alimentos para evitar ou para consumir com mais frequência. Anote a lista!
Alimentos que prejudicam os dentes:
– Açúcares. Quem nunca ouviu um adulto dizer à criança: “Não coma muita bala porque estraga os dentes”? Verdade mais que verdadeira! O açúcar, principalmente em excesso, atrai as bactérias e prejudica o esmalte do dente. Vale para chicletes, refrigerantes e qualquer prato com excesso de açúcares.
– Alimentos escuros. Esses alimentos apresentam uma grande quantidade de pigmentação, que causam manchas nos dentes com o consumo em excesso. Nesse grupo, estão incluídas bebidas como vinho, café, alguns molhos e condimentos e chás.
– Carboidratos ricos em amido. Seus resíduos ficam nos dentes com facilidade, acarretando em cáries. Por isso, caprichar na escovação após consumir batatas, macarrão, pão e cereais.
– Álcool e tabaco. O álcool contém substâncias que podem corroer os tecidos da boca, além de diminuir a quantidade de produção de saliva, tornando o ambiente mais propício para o aparecimento das cáries. Já o tabaco amarela os dentes, causa mau hálito e prejudica o tecido ósseo, podendo gerar uma periodontite. Sem falar que ambos fazem mal para a saúde como um todo, certo? Portanto, evite!
– Frutas secas. Muitas vezes cristalizadas, além de conter grande quantia de açúcar, elas grudam com facilidade nos dentes e sua remoção pode não ser completa apenas com a escovação após o consumo. Assim, os restos na boca servem para alimentar as bactérias e formar cáries.
“Todos esses alimentos e as ações são prejudiciais em excesso. Não é preciso se privar de nenhum deles, mas prestar atenção na higienização após o consumo”, alerta Paulo Nacarato, dentista em São Paulo que atende em seu consultório no bairro Jardins.
Nem tudo está perdido
Se de um lado temos alimentos que prejudicam a saúde bucal, por outro lado, também temos alimentos ricos em fibras, cálcio e outros minerais que podem contribuir com a limpeza e higienização dos dentes.
Veja quais são!
Alimentos que protegem os dentes:
– Frutas: maçã, melancia, kiwi. A maçã, por exemplo, como é uma fruta fibrosa, auxilia no estímulo à produção de saliva e ajuda a neutralizar o pH bucal. Já a laranja ajuda na produção de colágeno, favorecendo a saúde gengival.
– Legumes e folhas escuras: cenoura, acelga, pepino, brócolis. Ricos em fibras e outros nutrientes que contribuem para a salivação e neutralização da boca.
– Laticínios: queijos e leite. Ambos têm muito cálcio e fósforo, que fortalecem os dentes. Além disso, são ricos na proteína que repara o esmalte dentário.
– Ovos: contribuem para diminuir o risco de periodontites e, se consumidos com alimentos com cálcio, favorecem a absorção dos nutrientes pelo corpo.
– Peixes: os de água salgada (sardinha, atum, salmão) contém flúor, que previne as cáries e a placa bacteriana.
“Independentemente do consumo, a escovação deve ser completa, sempre com fio dental e enxaguante, principalmente a noturna, quando os dentes ficam mais tempo sem o contato com a escova”, salienta Nacarato.
É possível ter uma alimentação balanceada e ainda proteger a saúde bucal. Cuidado com os alimentos que prejudicam os dentes e nunca dispense a visita ao dentista periodicamente.
Precisa realizar um agendamento? Clique aqui!