Maio vermelho: previna-se do câncer bucal

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Estima-se que mais de 15 mil novos casos de câncer bucal sejam registrados por ano no Brasil, de acordo com os dados do Inca

Mais de 15 mil pessoas tiveram câncer de boca no ano passado no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Do total de casos registrados no país, 6,1 mil foram fatais.

Não à toa, os dados do Inca mostram uma preocupação constante dos dentistas neste mês em que é celebrado o Maio Vermelho. A data visa conscientizar os pacientes a respeito da prevenção e da boa higienização, considerados os melhores cuidados para evitar a doença, especialmente em homens, que tem maior prevalência de casos.

“Uma boa higienização bucal é um dos fatores preventivos, além da boa alimentação e de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo. Como qualquer outra doença, quanto mais precoce o diagnóstico e o início do tratamento, maiores as chances de recuperação do câncer bucal”, diz Paulo Nacarato, dentista em São Paulo com consultório próprio no bairro Jardins.

Principais fatores de risco

  • Tabagismo
  • Alto consumo de bebidas alcoólicas
  • Excesso de gordura corporal

“Questões genéticas também podem influenciar o aparecimento do câncer bucal, por isso, ninguém está ileso, infelizmente”, complementa o dentista.

Sintomas mais frequentes

  • Surgimento de feridas difíceis de cicatrizar;
  • Sangramentos frequentes na boca;
  • Manchas, nódulos ou rouquidão persistente;
  • Dificuldade para mastigação, fala ou movimentação da língua;
  • Mudança na coloração da boca.

A visita periódica ao dentista costuma evitar o desenvolvimento do câncer bucal, pois o próprio profissional é capaz de detectar indicativos da enfermidade.

“Na visita, o profissional é capaz de identificar problemas relacionados à limpeza dos dentes e também de avaliar outros sinais, como os apresentados pelo câncer bucal. Por isso, embora se fale em consultas semestrais, a periodicidade pode variar conforme o quadro clínico de cada paciente”, explica Nacarato. O profissional já tem em seu currículo o diagnóstico de doenças bucais e encaminhamento para outros especialistas.

Câncer labial

Quando se fala em câncer relacionado à boca, a primeira coisa que vem à mente é o câncer bucal. No entanto, outro tipo da doença também pode ser diagnosticada por um dentista: o câncer labial, que tem elevada incidência de cura na fase inicial.

Os principais sintomas avaliados pelo profissional são áreas elevadas no lábio; pontos vermelhos ou avermelhados; lesão com bordas duras; e áreas esbranquiçadas.

Ao contrário de outros tipos da doença e de acordo com o Inca, os homens são mais afetados do que as mulheres. Uma das explicações possíveis está relacionada à procura pelo dentista como prevenção, além do uso de protetores labiais ou batons com algum tipo de proteção, hábitos mais comuns do universo feminino.

Prevenção contra o câncer labial

  • Evite se expor ao sol com muita frequência, sobretudo em horários de maior incidência;
  • Quando estiver em contato com o sol, procure usar chapéus ou bonés;
  • Procure usar proteção para os lábios com frequência: homens podem aplicar os protetores incolores;
  • Não fique mexendo nos lábios em caso de feridas e nem retire as cascas, se houver machucados.

Tratamento

Quando antes for feito o diagnóstico, mais simples e menos invasivo será o tratamento, que precisa ser avaliado caso a caso, conforme o paciente e os sintomas percebidos. Em geral, há necessidade de realizar uma cirurgia, seguido pelo tratamento de radioterapia ou quimioterapia.

Um dos equipamentos muito utilizados nos consultórios odontológicos para tratar os sintomas do câncer é a laserterapia, que pode ser de alta ou baixa potência.

A laserterapia pode ser aplicada no tratamento e na prevenção da mucosite oral, uma inflamação na mucosa causada pelos efeitos da quimioterapia ou radioterapia, reduzindo a intensidade da infecção e acelerando a cicatrização.

Qualidade de vida e autoestima

O Maio Vermelho existe para conscientizar e proporcionar saúde, qualidade de vida e autoestima para os pacientes. E para bater na tecla: a prevenção é o melhor remédio em relação à saúde!

Consultar um dentista duas vezes por ano é fundamental para acompanhar a sua saúde bucal. Mas, se você não estiver satisfeito com o seu sorriso por algum motivo, não deixe de procurar um profissional para uma avaliação em relação aos tratamentos de ordem estética.

Quer agendar uma consulta na Clínica Nacarato e se prevenir de um câncer bucal ou labial? Aproveite o mês da Saúde Bucal e entre em contato!

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.