Está interessado em fazer um implante dentário em São Paulo e o dentista comentou sobre a necessidade de enxerto ósseo? Entenda mais sobre o assunto
Os implantes dentários são muito buscados para recuperar a capacidade mastigatória e estética de um paciente. O procedimento é um dos que mais assustam, mas, segundo pesquisa realizada pela Associação Americana de Cirurgiões Orais e Maxilofaciais, estima-se que 70% dos adultos podem precisar do tratamento em algum momento da vida.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há uma evolução na saúde bucal do brasileiro, mas o número de adultos com apenas 20 ou menos dentes funcionais pode atingir 50% da população contemplada pela pesquisa. Ou seja, a realização de implantes e de enxertos ósseos é (ou será), em tese, uma necessidade no Brasil.
Não é segredo que os implantes com a colocação de enxerto estão entre os procedimentos mais complexos da odontologia. Porém, a evolução da tecnologia e do conhecimento dos profissionais tornou esse tratamento mais acessível em custos e mais confortável para o paciente – para esse tipo de procedimento, vale a pena o paciente se preocupar com as questões relacionadas à biossegurança.
Necessidade de enxerto ósseo
Após ficar sem um dente, a perda dos tecidos e de toda a estrutura que o suporta é natural, incluindo o osso. Nesse contexto, é importante que o paciente procure um profissional logo rapidamente, garantindo um atendimento mais rápido e a inibição da evolução para outro tipo de problema, como os periodontais e possa até evitar a necessidade de enxerto ósseo.
Caso contrário, ao levar mais tempo para realizar o procedimento, pode haver necessidade de fazer um enxerto para que o implante tenha uma estrutura capaz de suportar os novos implantes – em alguns casos, o enxerto antecede a colocação dos implantes em alguns meses para garantir o sucesso do procedimento.
O enxerto é muito importante nas cirurgias de implante dentário para aumentar a altura ou espessura óssea, que pode diminuir em razão da absorção após a perda do dente. “Com o osso muito fino, é impossível realizar o implante dentário, por isso realizamos o processo de enxerto”, explica Paulo Nacarato, dentista em São Paulo responsável pelas cirurgias de enxerto e implante dentário.
Existem três tipos de enxerto ósseo e as técnicas utilizadas dependem da origem do enxerto para a realização do implante dentário, podendo ser: autógeno (quando doador e receptor são a mesma pessoa); alógeno (quando doador e receptor são diferentes); e heterógeno, quando os enxertos são oriundos de outras espécies, como os bovinos.
O primeiro caso é o mais comum e também o que incide em menos casos de rejeição.
Tipos de enxerto ósseo
Falamos rapidamente sobre os tipos de enxerto ósseo, agora uma explicação maior:
Autógenos
Quando doador e receptor são a mesma pessoa, isso é, são removidos do próprio paciente. Tem um índice de rejeição baixo e é a opção mais comum.
Este tipo de enxerto tem características osteogênicas (é a capacidade que o material de enxerto tem de formar osso sem depender das células do receptor, por si só), osteocondutoras (utiliza um material base que serve de estrutura para o desenvolvimento ósseo) e osteoindutoras (como o nome já diz, induz a célula a se transformar em uma célula formadora de osso, por meio de substâncias para estímulo).
Alógeno
Doador e receptor diferentes. Neste caso, a proteína óssea perde um pouco do seu potencial de desenvolvimento. São realizados diversos testes prévios, para garantir a saúde do receptador e o sucesso do procedimento.
Heterógeno (xenógeno)
Enxertos vindos de outras espécies, como bovinos. Esse tipo é considerado osteoindutor. Normalmente, é a técnica menos utilizada por envolver vários riscos – inclusive o de rejeição.
Em razão da complexidade do procedimento, os casos precisam ser avaliados individualmente pelo profissional para determinar qual será o procedimento em cada situação, o tipo de enxerto e de implante – que pode ser de zircônio. Utilizamos materiais certificados e teremos o prazer em explicar e esclarecer qualquer questão para você!
Ainda tem dúvidas sobre as nomenclaturas relacionadas ao enxerto ósseo ou ao implante dentário? Quer realizar um implante dentário em São Paulo? Entre em contato com a Clínica Nacarato, localizada no Jardins.