Você precisa fazer bochecho diariamente?

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Ação pode interferir na sua flora bucal, abrindo espaço para bactérias e fungos

Você sabia que o uso do enxaguante bucal para fazer bochecho todo dia pode prejudicar a saúde da sua boca?

Calma aí… quer dizer que não devemos fazer bochecho mais? Não, não é bem isso!

O uso do enxaguante bucal constantemente, após todas as escovadas, ou ainda, para tirar aquele bafinho de forma rápida, pode não ser tão positivo quanto se pensa. Isso porque ele pode causar um desequilíbrio na flora bucal, acabando com as bactérias “boas” – aquelas que contribuem com a digestão, por exemplo. E por que acabar com quem nos faz bem?

Alguns estudos sugerem que o corpo humano pode ter mais bactérias do que células, boa parte delas trabalhado em sintonia com o organismo.

E quem nunca utilizou o enxaguante para fazer aquele bochecho rápido e tirar o mau hálito? Ótimo na hora: hálito refrescante. Mas, minutos depois, o mau hálito volta. Por quê?

“É preciso combater a causa e não apenas remediá-la. Tratar mau hálito com enxaguante bucal não elimina o problema”, alerta Paulo Nacarato, dentista com consultório no Jardins, em São Paulo.

E ainda: alguns enxaguantes bucais têm, em sua composição, álcool. Essa substância, em excesso, pode prejudicar as mucosas da boca, causando consequências ainda piores. Por isso, na hora de comprar, fique de olho na composição do enxaguante!

Bochecho o tempo todo? Melhor não…

Antes de falar sobre a periodicidade do uso do enxaguante bucal, saiba que existe mais de um tipo de produto no mercado: os cosméticos, aqueles de uso mais frequente, e os terapêuticos, recomendados para casos específicos.

O uso do enxaguante cosmético uma vez por dia ou alternadamente, respeitando as orientações do dentista e do fabricante do produto, está mais que suficiente para complementar a higienização bucal.

Alguns casos, como remineralização do esmalte do dente, pós-cirúrgico, tratamento de inflamações, e outros, pode exigir uma maior periodicidade. Por isso, é importante confiar na prescrição do profissional.

Aposte na boa higienização

Uma boa higienização bucal é composta pelo combo: escovação, uso de fio dental e enxaguante. Utilizá-lo uma vez ao dia, no período da noite, não faz mal algum. O problema está no uso indiscriminado, sem recomendação ou orientação médica. Ou seja, busca-se o equilíbrio.

“O principal da higienização está na escovação. Escovar os dentes com atenção, cuidando de todos os dentes, é o mais importante”, salienta Nacarato. O fio dental auxilia a limpar entre os dentes, lugar de difícil alcance para a escova. E o enxaguante faz o trabalho final de remoção.

Você faz bochecho todo dia, após todas as escovações?

Precisa de orientações quanto ao uso de enxaguante bucal ou procurando modelos de escova/creme dental para uso diário?

Agende uma consulta na Clínica Nacarato e converse com os nossos profissionais.

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.