Raiz fraturada em dentes com prótese

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Lesões em dentes com próteses podem exigir um tratamento de urgência para evitar o agravamento do problema

Falamos neste artigo sobre as fraturas dentais em geral: seus tipos mais comuns e os casos mais complicados. Entre os mais complexos estão as fraturas nas raízes de dentes com próteses, que podem ser causadas por inúmeros motivos e, quando há atraso para o diagnóstico e início do tratamento, podem resultar em extrações desnecessárias, comprometendo a saúde bucal do paciente.

Fique atento aos sinais

Sangramento gengival, mobilidade em excesso dos dentes, dores ou barulhos anormais ao mastigar e perdas da prótese com frequência podem ser sinais de raiz fraturada em dentes com prótese.

“Esses pequenos sinais já devem ser considerados para procurar um profissional e investigar a causa da fratura, iniciando o tratamento imediato”, alerta Paulo Nacarato, dentista em São Paulo, com consultório próprio no bairro Jardins.

Principais causas

Apesar de situação recorrente, a raiz fraturada em dentes com prótese apresenta difícil acesso e complexidade no tratamento.

Qualquer erro pode ocasionar o abalo estrutural da arcada como um todo, o que justifica a importância de um diagnóstico prévio e de uma escolha adequada do profissional responsável por executar o procedimento.

Confira algumas das causas mais comuns para a fratura na raiz do dente:

– Cárie ou infiltração por cárie

O principal tipo de cárie que atinge a raiz dental é a cárie radicular, aquela que surge na parte inferior do dente devido ao acúmulo de placa bacteriana, alojando-se em grandes quantidades por conta da dificuldade da limpeza ou da retração gengival. Já a infiltração origina cavidades que, internamente, avançam para a coroa dentária.

– Erro no tratamento de canal

Um tratamento de canal infeccionado ou com resultado negativo pode ser muito sério para a saúde como um todo. Neste caso, somente um novo procedimento endodôntico pode recuperar, bem como uma nova prótese.

– Retração gengival e má-formação

Situação muito comum, a retração gengival pode comprometer a raiz dentária devido ao acúmulo de bactérias. A má-formação das raízes também dificulta a higienização – e deve ligar o sinal de alerta para o paciente.

“Para todos esses casos, o diagnóstico precoce é a melhor solução para que o caso não se agrave. Por isso, a visita periódica ao dentista é fundamental, sobretudo para os pacientes que já contam com próteses”, comenta Nacarato.

Quer agendar uma visita ao dentista em São Paulo? Entre em contato com a Clínica Nacarato e garanta um atendimento humanizado e de qualidade. 

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.