Tratamento tem como objetivo remover as manchas e imperfeições na gengiva
O clareamento gengival em São Paulo é muito procurado por pessoas que buscam retirar manchas marrons que podem surgir nas gengivas — um foco diferente do clareamento dental. Também conhecido como Peeling Gengival, o procedimento cirúrgico pode ser feito por qualquer pessoa, após a análise clínica de um profissional.
Realizado sob anestesia local, o clareamento gengival consiste na remoção das células responsáveis pelas manchas. No geral, o tratamento é mais comum em pessoas asiáticas, negras e fumantes, devido à maior quantidade de melanócitos — células que produzem a melanina na gengiva, deixando-as mais escuras, em um tom de marrom.
Essas manchas atrapalham a estética do sorriso, interferindo na autoestima dos pacientes, que se sentem incomodados ao ter que sorrir. “Os pontos escuros na gengiva afetam a aparência e desarmonizam o sorriso. O problema pode estar relacionado à melanina ou a hábitos do paciente”, explica o dentista Paulo Nacarato, dentista com mais de três décadas de experiência.
Como é realizado o clareamento gengival
Existem várias técnicas para a realização do clareamento gengival, uma especialidade da Odontologia Estética. Uma delas, considerada menos invasiva, utiliza finas brocas fixas em um aparelho de ultrassom e movimentos suaves. Com a modernidade tecnológica, o aparelho não assusta com aqueles barulhos altos e incômodos de brocas, tornando o procedimento mais tranquilo.
A descamação da gengiva é superficial, feita sob anestesia local, e promove a remoção dos melanócitos, os pigmentos que causam as manchas marrons. Na sequência, cerca de 72 horas após a realização da técnica, um novo tecido rosado e sem manchas nasce exatamente sob a área na qual o procedimento foi realizado.
“O tratamento é rápido, dura menos de uma hora para as duas arcadas, superior e inferior, a recuperação é muito tranquila e o resultado estético bastante satisfatório”, conta Nacarato, que realiza o procedimento em sua clínica no bairro Jardins, em São Paulo.
O pós-operatório é sem dores ou necessidade de analgésicos e anti-inflamatórios. Com o uso das brocas, não há nem a necessidade de colocar cimento cirúrgico para proteção das gengivas renovadas.
Entre as recomendações de pós-operatório estão: utilizar escovas ultra-macias durante a higienização; não fumar ou ingerir bebidas alcoólicas, refrigerantes e alimentos cítricos; realizar bochechos três vezes ao dia; não beijar prolongadamente ou realizar sexo oral por um período.
Os resultados do clareamento gengival devem durar entre 2 e 3 anos, podendo ser necessários retoques após esse período.
Sente-se incomodado com a coloração da sua gengiva? Saiba que existe uma solução para isso. Venha realizar um clareamento gengival em São Paulo na Clínica Nacarato.