Dentes ásperos: veja quais podem ser os motivos

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Problemas no esmalte dentário e até o excesso de tártaro podem estar por trás dos dentes ásperos; saiba como se prevenir deste quadro

Não é comum as pessoas sentirem seus dentes ásperos ao passar a língua por eles. Caso isso esteja acontecendo com você, fique atento: é um sinal de alerta. 

Dentes ásperos podem acontecer por variados motivos, entre os principais estão problemas com o esmalte dentário, a camada externa que envolve o dente, ou ainda por excesso de tártaro.

“Procurar o dentista assim que sentir os dentes ásperos é o primeiro passo. Assim, o profissional pode avaliar e realizar o diagnóstico com mais propriedade, além de indicar o melhor procedimento para diminuir o incômodo”, comenta Paulo Nacarato, dentista em São Paulo.

Esmalte dentário e os dentes ásperos

Mas qual seria a relação da aspereza dos dentes e o esmalte? 

Como dissemos acima, o esmalte dentário é a camada externa do dente, que tem a função de protegê-lo. Mas, apesar de muito resistente, algumas coisas podem causar a erosão do esmalte. E, com isso, ele fica com esse aspecto de dente áspero.

Quer saber mais sobre a erosão dental? Veja este link!

“Felizmente, a erosão dentária tem tratamento simples, que envolve algumas mudanças de hábitos alimentares, tratamento de distúrbios gastroesofágicos, entre outros”, diz Nacarato, que atende casos de dentes ásperos em seu consultório no Jardins, região nobre da capital paulista.

Principais causas dos dentes ásperos

O tártaro e a erosão do esmalte dos dentes estão entre as causas mais recorrentes nos consultórios odontológicos. 

“Para casos de tártaro, somente a visita periódica ao dentista para realizar uma profilaxia completa vai retirar o tártaro de forma completa. Em algumas situações, pedimos um retorno antecipado, para que os dentes fiquem extremamente limpos e sem vestígios”, alerta Nacarato.

Já os casos de erosão do esmalte, também identificados pelo profissional em consulta, podem ser tratados com atenção especial à saúde como um todo. Fique de olho se você consome em excesso:

– Alimentos ácidos

Apesar de muitos serem saudáveis, como as frutas cítricas, o consumo em grandes quantidades pode causar o desgaste nos dentes. Laranja e limão estão entre as principais a serem evitadas. A acidez do vinho, do vinagre e de outros alimentos também pode agravar o problema.

– Refrigerantes e bebidas com muito açúcar

 Os açúcares dessas bebidas, em contato com a saliva, são perigosos para os dentes, aumentando o risco da erosão dentária e dos dentes ásperos, além de serem prejudiciais para a saúde como um todo.

Veja outros alimentos que prejudicam os dentes aqui.

“Tentar reduzir o consumo desses alimentos e bebidas já é um bom começo. Diminua a periodicidade e não escove os dentes logo em seguida, pois isso acelera o processo de desgaste”, comenta o profissional.

Não são só os alimentos que geram esse transtorno. Outros fatores aumentam a acidez bucal naturalmente:

– Gravidez

O aumento da acidez bucal no período de gravidez é normal e pode causar o desgaste dos dentes e o aumento da sensibilidade. Por isso, enxague sempre a boca e beba bastante água.

– Problemas gástricos

Refluxo, regurgitação e até o vômito são altamente ácidos. Procure um médico especialista para tratar o refluxo e evite consumir alimentos que estimulem a ação.

Até mesmo o cloro, presente nas piscinas, pode prejudicar os dentes se houver contato diário.

“Se você não tiver como se afastar do que causa o problema, é possível fortalecer o esmalte dentário para prevenir a erosão do esmalte dos dentes por meio de produtos com fluoreto e cálcio, que protegem os dentes e evitam uma piora”, recomenda Nacarato.

Outras formas de prevenir os dentes ásperos

– Beba bastante água diariamente, pois ela ajuda a equilibrar o pH da boca. Água com flúor pode ser absorvida pelo dente, contribuindo igualmente.

– Produtos para higiene bucal com flúor.

“Peça recomendação ao dentista de produtos de qualidade e que realmente funcionam para ajudar na erosão dental e não esqueça de visitá-lo com frequência para garantir a saúde dos seus dentes”, finaliza Nacarato.

Quer agendar um horário e prevenir seus dentes de asperezas indesejadas? Entre em contato!

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.