Cuidados com o implante dentário

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Implante dentário em São Paulo: conheça alguns cuidados com o procedimento e outras informações sobre o assunto

O implante dentário é um procedimento bastante procurado nas clínicas odontológicas por satisfazer várias frentes: a estética, devolvendo a boa aparência; a funcionalidade, possibilitando o uso total da capacidade mastigatória; e o bem-estar do paciente, que fica feliz com o resultado e tem sua qualidade de vida aumentada. Além disso, os cuidados com o implante dentário não são muito complexos, mas exigem um pouco de atenção.

Existem vários tipos de implante dentário em São Paulo, desde os chamados de carga imediata, com fixação das próteses após a cirurgia, por meio de osseointegração, ou o protocolo sobre implante, entre outros.

Em todos os casos, é preciso de cuidados com o implante dentário após a realização do procedimento. 

Implante dentário ou protocolo sobre implante

Os implantes dentários, ao contrário do que se imagina, podem ser realizados em pacientes de qualquer faixa etária, incluindo a terceira idade.

Há a possibilidade de fazer os implantes dentários tradicionais, quando há a substituição de uma ou mais raízes de dentes, ou o chamado protocolo sobre implante, um procedimento voltado a pessoas que perderam todos os dentes ou usam próteses totais.

Quando existe a disponibilidade de ossos, o dentista pode optar por realizar um ou mais implantes dentários. No entanto, em alguns pacientes, pode haver a necessidade de colocar implantes que substituam a arcada dentária como um todo. 

A escolha da técnica será feita pelo profissional, conforme as condições do paciente. Independentemente do tratamento escolhido, o planejamento envolve não só questões de saúde e qualidade de vida, mas também relacionadas à odontologia estética.

“No protocolo sobre implante, em um primeiro momento, fazemos a avaliação dos locais onde serão implantados os pinos, que vão dar suporte para as próteses. O tratamento em si é realizado em duas etapas, com a implantação dos pinos antes da prótese”, explica Paulo Nacarato, dentista responsável pelos implantes em São Paulo, em seu consultório.

O período de recuperação está cada vez mais rápido e já existe a possibilidade de incluir as próteses em até 72 horas.

O principal benefício desse tipo de tratamento está no aumento da qualidade de vida dos pacientes, já que as mudanças são estéticas e também de saúde.

“Há melhorias na mastigação e o que escutamos em consultório é que os pacientes passam a se sentir mais seguros para conversar e retomar suas vidas sociais”, explica o profissional, que é especialista em Prótese Dental e Reabilitação Oral.

A definição sobre o uso de implantes ou do protocolo sobre implantes depende do quadro clínico, da anamnese (entrevista detalhada realizada com os pacientes) e dos exames de imagem, que vão indicar, entre outros aspectos, a disponibilidade dos ossos para os tratamentos. 

A evolução da tecnologia e das técnicas faz com que o pós-operatório seja rápido e praticamente indolor, mesmo em pacientes com idade avançada.

Como é o implante dentário em São Paulo

A descrição do procedimento é simples, mas costuma assustar: trata-se da colocação de pinos/parafusos de titânio (ou zircônio) no tecido ósseo, substituindo a raiz do dente, seja para um dente apenas ou para vários.

“O maior benefício do implante é a devolução da capacidade de mastigação e de um sorriso esteticamente perfeito ao paciente”, explica Nacarato.

O tratamento é realizado sempre com materiais certificados por meio de cirurgia, e é necessário seguir os cuidados com o implante dentário no pós-operatório com atenção.

“É preciso repouso, gelo, alimentação mais líquida ou pastosa e fria, e uso da medicação indicada”, diz o dentista. O procedimento se assemelha ao da extração do siso, e os cuidados passados pelo profissional devem ser seguidos à risca. Para o cardápio pós-operatório, sorvete, açaí e vitaminas são boas pedidas.

Apesar de o índice de sucesso do procedimento ser superior a 95%, muitas pessoas acreditam que há risco de o corpo rejeitar os implantes.

O uso de materiais adequados (em titânio ou zircônio) oferece garantia vitalícia e confirma a eficácia do procedimento, sem risco de infecções ou insucessos. Os cuidados da higienização e nas visitas de manutenção ao dentista garantem a eficácia e a durabilidade do tratamento.

E um dos aspectos mais importantes para o resultado está no planejamento. “São necessários diversos exames clínicos, baseados em radiografias e tomografias, para conseguir pensar no procedimento como um todo”, ressalta o especialista.

“As tecnologias atuais permitem pensar todo o procedimento antes de realizar qualquer corte no paciente. Isso gera resultados satisfatórios e um pós-operatório mais tranquilo”.

Higienização permanente

Passados os primeiros dias, a rotina do paciente volta ao normal após a colocação do implante dentário.

“A limpeza diária é normal para o paciente que implanta apenas um dente, com escovação e uso do fio dental. Já para pacientes que realizam o implante com próteses múltiplas, a higienização é um pouco mais completa, pois é necessário atingir todas as áreas”, comenta Nacarato, que passa todas as instruções aos pacientes no pós-operatório.

Esses cuidados com o implante dentário são necessários para não comprometer a cicatrização, evitando inflamações ou infecções. Mas não se assuste caso aconteçam pequenos sangramentos ou inchaços.

“São sintomas normais, aliviados com o uso do gelo. Caso persista ou aumente, o dentista deve ser procurado imediatamente, para avaliar a causa”, afirma.

Expectativa de vida 

A perda de um ou mais dentes é negativa em diversos aspectos. Na mastigação, por exemplo, que fica comprometida devido ao espaçamento entre os dentes. Com isso, os demais dentes são mais exigidos para compensar os faltantes, podendo se desalinhar ou abalar a arcada dentária. 

A fala é atacada em um segundo momento, pois a falta de dentes pode comprometer a fonética das palavras. E a parte estética completa a lista, sendo que influencia não só na aparência, mas também na vida social e profissional de cada um. “Os implantes estabilizam a mastigação, oferecem conforto e segurança aos pacientes. É um tratamento com alto índice de sucesso”, afirma Nacarato.

 A boa alimentação, com todos os componentes nutritivos, está muito relacionada à alta expectativa de vida. E para alimentar-se bem, é preciso estar com a arcada dentária completa, para que seja algo prazeroso. 

“A falta de dentes pode comprometer a ingestão de alimentos mais duros ou consistentes, fazendo com que o paciente tenha algumas restrições alimentares. Poder comer tudo, de forma saudável, o que beneficia em todos os sentidos, inclusive na saúde bucal”, explica o profissional.

Além disso, sorrir com segurança também influencia em uma vida longa: estudos comprovam que, quanto maior a quantidade de sorrisos, mais tempo de vida.

Perder os dentes não é natural

Muita gente acha que é natural perder os dentes com o tempo, mas isso não é verdade! O envelhecimento não enfraquece os dentes, mas, sim, uma higienização inadequada e um acompanhamento médico com uma frequência menor do que o indicado. Com os cuidados e a higiene bucal realizada de forma correta, é possível manter os dentes sadios ao longo de toda a vida. 

Mesmo assim, no caso de perda de um ou mais dentes, o implante é uma boa solução para resgatar o sorriso, a autoestima e  a qualidade de vida. “A capacidade mastigatória interfere na ingestão da alimentação adequadamente, influenciando na saúde dos indivíduos, e a estética pode afetar a autoestima, especialmente se a queda ocorrer em dentes muito visíveis”, ressalta o dentista.

Ficou interessado ou tem a necessidade de fazer um implante dentário em São Paulo? Já fez o procedimento e tem dúvidas em relação aos cuidados com o implante dentário?

Agende um horário na Clínica Nacarato, estamos no Jardins, próximo da Avenida Paulista e contamos com estacionamento próprio. 

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.