Inverno pode afetar a saúde dos dentes

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Sentir dor de dente no frio é muito comum; reforçar a higienização bucal ajuda a minimizar as sensações

As baixas temperaturas e a constante oscilação durante o dia (ou alguns dias) podem afetar várias partes do corpo – e do humor, é claro. Sinusites, problemas respiratórios, dor nos dentes são apenas alguns dos problemas causados  ou agravados pelo frio. É isso mesmo, você pode – e é muito comum – sentir dor de dente no frio.

Com o resfriamento do esmalte dentário e da dentina, decorrente do ar mais gelado que o normal, a polpa dentária é atingida, uma região cheia de terminações nervosas que dão a sensibilidade aos dentes.

Essa dor pode ter inúmeras causas, mas acontece com mais intensidade em pessoas que já apresentam algum outro quadro dental ou naquelas que respiram pela boca.

Outro fator desencadeador da dor de dente no frio é a qualidade da saúde bucal. Cáries, retração gengival, fratura, periodontites, lesões cervicais não cariosas… Tudo isso pode aumentar a sensibilidade e a dor de dente no frio.

“A dentina exposta faz com que a sensibilidade seja maior. É preciso manter a saúde bucal em dia para evitar dores e não esquecer de agendar o check-up periódico”, afirma Paulo Nacarato, dentista no Jardins, em São Paulo.

Até a sinusite, que já incomoda tanta gente e em várias regiões da face, como maçã do rosto, cabeça e ATM, pode interferir na dor nos dentes.

“O problema cresce no frio, época de maior produção de muco nasal que pode se acumular nos seios da face. Com a proximidade das raízes dos maxilares, os dentes superiores tendem a ser os mais prejudicados”, esclarece o profissional.

O que fazer para evitar a dor de dente no frio?

Ainda não é possível mudar a temperatura ou esquentar um pouco o clima para evitar a dor de dente no frio, mas algumas dicas podem diminuir a sensibilidade, como consumir menos alimentos ácidos e caprichar na higienização bucal.

“Usar uma escova macia e escovar os dentes e gengivas com cuidado, sem força, ajuda a minimizar as dores. É possível investir em cremes dentais específicos para sensibilidade”, diz o dentista.

Evitar o compartilhamento da escova de dente também é imprescindível para não disseminar gripes ou outras doenças virais, que contribuem para deixar os dentes mais sensíveis.

Outra dica importante é realizar as restaurações em cáries e arrumar dentes fraturados, fundamentais para diminuir os incômodos.

Existe tratamento?

Você já procurou o dentista para realizar a profilaxia, higieniza com cuidado os dentes, cuida da alimentação e mesmo assim a sensibilidade e a dor de dente no frio continua?

É possível procurar um tratamento com laserterapia. “A laserterapia protege novamente a dentina, reduzindo esse incômodo”, relata Nacarato.

Como está a sua saúde bucal? Já associou a dor de dente no frio com a higienização dos seus dentes? Procure um dentista especializado e esclareça suas dúvidas.

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.