Os equipamentos de laser de alta potência substituem o uso do bisturi em muitos procedimentos, aumentando a segurança e o conforto de pacientes em diferentes tipos de tratamentos
Em busca de estar na vanguarda da odontologia, a Clínica Nacarato faz investimentos constantes em equipamentos e metodologias de tratamento vantajosas aos seus pacientes. Uma delas é a laserterapia de alta potência no Jardins, que conta com uma gama de aplicações, gerando benefícios tanto para quem senta na cadeira do dentista quanto para o próprio profissional.
Enquanto a laserterapia de baixa potência é voltada ao tratamento de aftas, herpes e parestesia, para fins de diagnóstico e terapia de baixa intensidade, a de alta potência tem outro tipo de aplicação. Elas são muito utilizadas para cortar tecidos duros e moles – substituindo o bisturi e outros instrumentos –, cauterizar vasos sanguíneos e estimular a cicatrização de procedimentos.
Entre os seus usos mais comuns, destacam-se:
– Realização de cortes em cirurgias, com alta precisão e eficiência;
– Remoção de cáries, gerando menos ruído e vibração;
– Tratamento periodontais;
– Peri-implantite.
A laserterapia de forma ampla – de baixa ou alta potência – pode ser usada, por exemplo, no tratamento de cáries.
“O papel do profissional é avaliar o paciente, chegar a um diagnóstico e determinar qual dessas técnicas é mais adequada para aquele caso”, explica Paulo Nacarato, que atende há mais de 25 anos em São Paulo, no bairro Jardins.
Quais as aplicações da laserterapia de alta potência na odontologia?
Esta tecnologia pode ser usada em diversas frentes na odontologia. Entre as principais, estão:
– Cirurgia Oral – A laserterapia de alta potência no Jardins é amplamente utilizada em procedimentos cirúrgicos, como remoção de tecido mole, biópsias, frenectomias, remoção de lesões orais, entre outros tratamentos. A razão para isso está em sua alta precisão e na capacidade de controlar o sangramento durante os procedimentos, tornando-se uma opção atraente para profissionais e pacientes.
– Tratamentos estéticos – A gengivoplastia, por exemplo, é um dos procedimentos comuns da laserterapia de alta potência, pela facilidade em remover o excesso de tecido com baixos níveis de sangramentos.
– Endodontia – Os lasers de alta potência são utilizados para desinfetar o canal radicular durante o chamado tratamento de canal, contribuindo para eliminar bactérias e reduzir o risco de infecções. É uma técnica que contribui para aumentar os resultados dos tratamentos endodônticos.
– Periodontia – A laserterapia de alta potência é empregada no tratamento de doenças periodontais, como gengivite e periodontite. O laser pode ser usado para remover o tecido infectado, desinfetar bolsas periodontais, estimular a regeneração óssea e promover a formação de novos tecidos gengivais saudáveis.
Quais os benefícios para o paciente?
A laserterapia de alta potência no Jardins traz também benefícios aos pacientes, sobretudo a sua capacidade de minimizar o desconforto e reduzir o tempo de cicatrização. Entre eles, é possível citar:
Mais conforto e menos dor – Trata-se de uma técnica menos invasiva do que muitos procedimentos tradicionais, que resultam em uma maior preservação da estrutura dos dentes e dos tecidos do paciente. Na prática, isso resulta em minimização da dor e mais conforto para o paciente durante e após o tratamento.
Recuperação mais rápida – Como o laser cauteriza os vasos durante o corte, ocorre uma redução significativa do sangramento e do inchaço. É reconhecido que o laser estimula a cicatrização e a regeneração dos tecidos. Dessa forma, os pacientes submetidos a tratamentos com laser de alta potência tendem a ter uma recuperação mais rápida e menos complicações pós-operatórias.
Quais as vantagens para o profissional?
Alguns profissionais se sentem mais confortáveis em usar a laserterapia de alta potência nos procedimentos. Os motivos estão abaixo:
Mais precisão – Os lasers de alta potência oferecem aos profissionais elevado nível de precisão e de controle durante os procedimentos, consequentemente, mais segurança.
Procedimentos mais curtos – Os tratamentos são menos invasivos também pela redução do tempo necessário para os procedimentos.
Menor necessidade de anestesia – Por se tratar de uma técnica que gera menos dor e desconforto, há uma menor demanda de anestesia, melhorando a experiência do paciente no consultório.
Nota-se que os três pontos acima, apesar de beneficiarem também o profissional, resultam em procedimentos mais seguros e efetivos para o paciente. “Aqui na Clínica Nacarato, estamos preocupados em oferecer um atendimento humanizado e que gere os resultados esperados e uma boa experiência ao paciente”, afirma Paulo Nacarato.
Está em busca de tratamentos com laserterapia de alta potência no Jardins? Agende um horário, estamos na Alameda Lorena.