Como a Odontologia e tecnologia caminham juntas? Conheça alguns equipamentos que fazem a diferença nos consultórios odontológicos, beneficiando pacientes e profissionais
Cada vez mais a tecnologia invade os consultórios odontológicos, trazendo equipamentos modernos, tratamentos menos invasivos, funcionalidades mais seguras e precisas, proporcionando tanto para o paciente quanto ao profissionais mais segurança nos procedimentos. Veja, no texto de hoje, como a Odontologia e tecnologia andam juntas para aprimorar atendimentos e satisfazer profissionais e pacientes.
“São modernidades que aprimoram ainda mais os procedimentos. Não tem como não se atualizar tecnologicamente, principalmente, quando a tecnologia é usada a nosso favor”, diz Paulo Nacarato, dentista em São Paulo, com atendimento em consultório próprio no bairro Jardins.
Odontologia e tecnologia no dia a dia
Conheça alguns dos equipamentos usados no consultório diariamente que ajudam tecnologicamente:
Ultrassom piezoelétrico – Utilizado para tratamentos periodontais e cirúrgicos, como extrações atraumáticas ou corte atraumático de tecido ósseo, bem como na profilaxia. O equipamento permite o ajuste da potência e possibilita excelentes performances de corte.
Smarty Laser de Alta Potência – Aplicado em tratamentos de canal e periodontais, também usado em cirurgias, herpes e aftas. A transmissão da luz é feita via fibra óptica e o potencial de corte é perfeito.
The Wand Anestesia Eletrônica – A anestesia computadorizada permite o controle do fluxo anestésico. Com isso, o paciente não sente desconforto e nem precisa ficar tenso antes do procedimento. Um microprocessador possibilita uma pressão e volume constantes na aplicação da anestesia, diminuindo consideravelmente o incômodo.
Jet Sonic – Equipamento de ultrassom com bicarbonato de sódio: aplicado para remover o tártaro e a placa bacteriana durante a profilaxia.
“Esses são alguns dos equipamentos utilizados diariamente, mas estamos sempre de olho nos novos lançamentos e tendências do mercado. É preciso se atualizar constantemente em relação aos estudos da Odontologia e tecnologia”, salienta Nacarato, que conta com mais de 30 anos de experiência.
Cadeira tecnológica
Fazer com que o consultório esteja antenado às novas tendências e necessidades em termos de tratamentos odontológicos é uma das buscas da Clínica Nacarato. Por isso, o consultório investiu na cadeira Intego Pro, da marca alemã Sirona. Há 136 anos, a companhia fabrica produtos para a área odontológica (incluindo sistemas CAD/CAM, de higiene e instrumentos), estando presente em 135 países. Ou seja, uma das referências para o tratamento odontológico em São Paulo.
A cadeira oferece vantagens como melhora dos tratamentos, mais confiabilidade nos resultados obtidos e mais agilidade. A tecnologia e o design resultam em uma melhor ergonomia e conforto para o paciente e para o dentista, que garante um fluxo de trabalho mais contínuo e eficiente.
Vantagens da Intego Pro:
Para o paciente
– Mais conforto: Facilidade para fazer ajustes de altura e ergonômico, apoios para os braços e para os pés.
– Ergonomia: O apoio na base da coluna é mais largo e flexível, evitando efeitos de compressão ou de desconfortos ao longo do tratamento. Facilidade para configurar as questões do pescoço, com articulação dupla, o que pode dar mais tranquilidade a pacientes de mais estatura.
Para o profissional
– Movimentos mais livres: o profissional tem uma movimentação mais livre para as pernas, tendo mais controle de seus movimentos.
– Localização de instrumentos otimizados: o posicionamento dos instrumentos é ideal para um trabalho entre duas pessoas, garantindo que tanto o assistente quanto o profissional tenham os equipamentos em mãos no momento necessário.
– Qualidade em imagens intraorais: As câmeras existentes permitem grande qualidade das imagens obtidas a partir dos instrumentos, o que facilita para o profissional fazer as incisões e tratamentos de modo mais preciso.
– Melhoria de iluminação: a iluminação dos instrumentos é de LED, fazendo com que, assim como nas imagens obtidas, o profissional tenha uma visão mais clara do procedimento.
Cirurgia odontológica
O equipamento CV Dentus, que pode ser utilizado em diversos tipos de procedimentos dentários, como tratamentos de cirurgia do siso, aplicação de enxertos ósseos, em restaurações dentárias, facetas de porcelana e até as remoções de cáries também é utilizado na Clínica Nacarato. Uma boa técnica de um profissional aliada à tecnologia garante mais conforto e segurança para o paciente em caso de cirurgia odontológica.
Trata-se de um sistema que, com base no movimento ultrassônico de 32 ciclos por segundo e com pontas de diamante, facilita a remoção de materiais dentários e restaurações insatisfatórias com precisão e de forma minimamente invasiva. Dessa forma, é possível preservar mais tecido dentário, o que proporciona uma recuperação mais rápida.
Além disso, o uso das canetas cirúrgicas acopladas ao sistema dá mais precisão ao dentista, fazendo com que os cortes sejam menos traumáticos, simplificando a reparação dos tecidos afetados durante uma cirurgia odontológica e evitando complicações ósseas.
Redução do barulho traumático
A odontologia ultrassônica é muito menos ruidosa, fazendo com que o tratamento, mesmo em caso de cirurgia odontológica, seja mais confortável, especialmente para quem tem medo do dentista.
Existem diversos trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior mostrando os pontos positivos dos tratamentos realizados com este equipamento. Entre os benefícios listados pelos pacientes, estão a diminuição da ansiedade, da sensibilidade à dor e uma maior possibilidade de retornos frequentes ao dentista.
Um diamante sintético
As pontas de diamante usadas no equipamento não são do mineral diamante, mas, sim, um material sintético, desenvolvido em laboratório, com as mesmas propriedades físicas e químicas do diamante encontrado na natureza: dureza, condutividade térmica, biologicamente compatível e quimicamente inerte. Além da odontologia ultrassônica, ele é aplicado em outras áreas:
– Fabricação de brocas de perfuração para poços de petróleo, além de equipamento para mineração e prospecção de poços artesianos;
– Ferramentas especiais para corte e usinagem.
Tecnologia nas moldagens
Quem já precisou fazer um molde dentário deve conhecer a temida massinha (para muitos, dá a sensação de ânsia de vômito e causa traumas ou engasgos), usada para a moldagem dos dentes, para posterior confecção de placas, como as placas de mordida Michigan, que protegem os dentes, músculos e articulações temporomandibulares (ATM), evitando consequências como o bruxismo.
Hoje em dia, existem equipamentos que dispensam o uso da massa, realizando a moldagem virtual — uma possibilidade que agrada e tranquiliza muitos pacientes.
Adeus massas de moldagem
As placas de mordida que dispensam o uso das massas de moldagem (normalmente de alginato ou silicone) são planejadas por meio de uma câmera intraoral, que escaneia a arcada dentária e faz uma modelagem virtual. Esse escaneamento gera uma imagem perfeita dos dentes, que pode ser impressa em 3D em resina.
Com a ajuda de um software, que faz o desenho da placa de mordida acrílica no computador baseada no modelo virtual dos dentes do paciente, as informações são passadas para uma máquina fresadora, que vai desgastar um bloco de resina até chegar ao desenho da placa de mordida feito pelo software.
“Muitos pacientes têm receio de usar a massa, que causa traumas e desconfortos. Essa tecnologia acelera o processo, que leva aproximadamente duas horas, sem causar incômodos ou problemas aos pacientes. Destaca-se também os resultados atingidos, que ficam perfeitos”, conta Nacarato, que gosta de investir em sua clínica pensando no bem-estar do paciente.
A Odontologia Digital, por meio dos scanners intraorais, possibilita que os pacientes visualizem a boca por diversos ângulos, facilitando o entendimento do tratamento. Ao mesmo tempo, permite que o profissional planeje os mais diversos procedimentos com mais segurança e dados mais precisos e em tempo real. Além da confecção das placas de mordida, é possível utilizar a tecnologia para outros tratamentos, como a confecção de laminados cerâmicos.
Desde tratamentos simples a cirurgia odontológica, a tecnologia é amiga tanto do profissional quanto do paciente, fazendo com que o conforto durante e após o procedimento seja maior. Está em busca de um dentista em São Paulo que alie odontologia e tecnologia? Entre em contato com a Clínica Nacarato.