Nem todo procedimento estético pode ser realizado de imediato: é papel do profissional garantir a funcionalidade e a aparência do sorriso simultaneamente, por meio da Odontologia Estética Funcional
É comum um paciente chegar ao consultório com uma ideia de tratamento estético em mente. Na internet, é cada vez mais corriqueiro encontrar notícias sobre procedimentos realizados por celebridades, que foram capazes de transformar o sorriso e, consequentemente, a sua aparência.
No entanto, a odontologia estética funcional é a mais indicada: em outras palavras, nem todo tratamento focado na aparência pensa nos aspectos de saúde. O sorriso ideal não é só belo, mas também saudável.
Por muitos anos, os profissionais tiveram uma preocupação maior com os aspectos de saúde do que com a aparência.
Com o passar dos anos e com a evolução da tecnologia, os dentistas encontraram ferramentas e mecanismos para realizar uma odontologia estética funcional, aquela que soluciona questões de saúde, mas realiza os tratamentos necessários.
Funcionalidade e estética
Nos últimos anos, os equipamentos disponíveis, a formação dos profissionais e o interesse dos pacientes, sobretudo pela influência das redes sociais, levaram a um aumento da busca pelas opções oferecidas pela odontologia estética. Entre elas, estão:
“Quando as pessoas entram no consultório, estão, em sua maioria, em busca de uma solução estética. No entanto, a obrigação do profissional é de apresentar as situações existentes e qual a solução necessária não só para encontrar a estética desejada pelo paciente, mas oferecer um sorriso funcional”, explica Paulo Nacarato, dentista em São Paulo há quase três décadas.
Saúde deve ser prioridade
Muitos pacientes acham que basta chegar ao consultório e pedir por um tratamento específico, como as facetas de porcelana, que ele será feito imediatamente.
“Porém, é preciso fazer uma avaliação completa da situação antes de iniciar procedimentos da Odontologia Estética”, explica Nacarato, que é especialista em procedimentos estéticos no Jardins.
A Clínica Nacarato leva em consideração os pedidos dos pacientes, mas é preciso realizar avaliação completa antes. Nem sempre é viável iniciar o tratamento de facetas de porcelana de imediato, pois é preciso tratar outro problema antes – como uma inflamação.
Em outros casos, realizar um implante dentário deve ser o procedimento inicial a fim de garantir a qualidade da mastigação e da saúde bucal global do paciente.
No país, os tratamentos considerados estéticos, como as plásticas, por exemplo, costumam ser bem aceitos e procurados. Não à toa, o Brasil concorre com os Estados Unidos entre as nações que mais procuram esses procedimentos.
Nesse contexto, dentro da área de odontologia, os profissionais brasileiros se tornaram referência na área estética.
A busca dos pacientes fez com que muitos profissionais investissem em tecnologia, técnicas e conhecimentos específicos para realizar esses tratamentos.
Ainda assim, o profissional deve ter sempre em mente o cuidado com a saúde do paciente, a principal premissa da odontologia, para que os procedimentos estéticos sejam, de fato, importantes na vida do paciente.
Afinal, de que adianta um sorriso perfeito se os dentes não conseguem suprir suas funções básicas, especialmente a mastigação para auxiliar na digestão?
Está em busca de tratamentos da odontologia estética funcional? Entre em contato com a Clínica Nacarato, localizada na Al. Lorena, em São Paulo.