Conheça o protocolo dentogengival em porcelana e veja seus benefícios neste implante dentário
Perder um ou mais dentes afeta a estética, a autoestima e o bem-estar de qualquer pessoa. Para minimizar os efeitos, que podem ser constrangedores e incômodos até mesmo na aparência, o implante dentário em São Paulo é muito requisitado, pois seus resultados são muito positivos.
Porém, em alguns casos, quando a perda óssea é grande ou total, a aparência da prótese implantada pode não ficar perfeita. Nesses casos, o protocolo dentogengival em porcelana surge como boa opção.
Como é e para quem é indicado?
Diferente das próteses tradicionais, a dentogengival não se encaixa na boca do paciente. Ela é, sim, fixada sobre os implantes, mantendo-se presa à boca. Na maior parte dos casos, são instalados alguns implantes, servindo como uma ancoragem óssea à prótese, que vai sobre eles.
Ela é indicada especialmente para pacientes que tiveram perda total dos dentes, mas pode ser realizada em perdas parciais também. As contraindicações devem ser analisadas caso a caso, pois existem diferentes tipos de próteses que podem ser consideradas.
Benefícios do Protocolo dentogengival
Os melhores resultados são principalmente estéticos.
Sem a prótese total, a aparência da parte superior do lábio pode ficar um pouco elevada, uma característica comum das próteses dentárias.
Já com o protocolo dentogengival, a reabilitação oral do paciente fica mais completa, devolvendo toda a estrutura bucal perdida. Com isso, melhora da estética e aparência, além da funcionalidade dos dentes.
Outro benefício é uma reconstrução de um sorriso, que poderia ser complexa, de forma simples, inclusive em pacientes com grandes perdas ósseas. Com isso, garante-se conforto e segurança na mastigação e na fala.
“O protocolo dentogengival deixa a aparência mais natural, pois mantêm os traços do rosto, sem denunciar a presença do implante”, afirma Paulo Nacarato, dentista com experiência em implante dentário em São Paulo.
Prótese em porcelana
As próteses dentogengivais são feitas em porcelana, material resistente, duradouro e com o aspecto muito próximo do natural. Com elas, é possível restaurar pequenos defeitos nos dentes, sem a necessidade de extração.
Outras vantagens das próteses dentogengivais em porcelana são que ela oferece mais compatibilidade com os tecidos moles e retém menos a placa bacteriana, facilitando a higienização e aumentando a durabilidade.
“O tempo de vida das próteses em geral depende também do cuidado do paciente, principalmente da boa higienização e das visitas periódicas ao dentista, que vai avaliar os resultados e a manutenção do implante dentário”, comenta Nacarato.