Técnica de limpeza engloba alta tecnologia em oito passos, trazendo mais eficácia na profilaxia e conscientização ao paciente em relação aos cuidados da higienização
As novidades na tecnologia aprimoram ainda mais os tratamentos na odontologia, inclusive nos procedimentos mais simples e recorrentes de um consultório odontológico. A cada descoberta, uma nova técnica surge para trazer mais conforto, segurança e tranquilidade ao paciente, sem deixar de lado a eficácia dos procedimentos.
E é assim que surge um novo conceito em relação à profilaxia e à promoção da saúde bucal por meio do protocolo Guided Biofilm Theraphy, ou protocolo GBT em São Paulo.
Minimamente invasivo, indolor e extremamente seguro, o método traz benefícios para crianças, adultos e idosos, sadios ou com algum problema nos dentes em termos de profilaxia no consultório.
O que é o Protocolo GBT?
O protocolo GBT nada mais é do que uma metodologia de limpeza da placa bacteriana – também denominada de biofilme dental. Mas o que o difere de uma profilaxia normal como as de rotina no consultório?
No protocolo GBT em São Paulo, na Clínica Nacarato, são utilizados meios mais confortáveis ao paciente, mesclando a tecnologia dos equipamentos Airflow, Perioflow e Piezon. Esses equipamentos têm funções terapêuticas que são aplicadas em 8 passos do protocolo pelo profissional, sendo:
1 – Examinar a situação atual do paciente e suas alterações bucais;
2 – Aplicação de corante para evidenciar o biofilme dental, que serve de guia até mesmo para o dentista;
3 – Orientação de como o paciente deve realizar a limpeza desse biofilme em casa;
4 – Uso do Airflow para a remoção do biofilme dos dentes e da gengiva, alcançando até 3mm de profundidade;
5 – Uso do Perioflow para retirada do biofilme subgengival, aqueles localizados em profundidades maiores de 3mm;
6 – Uso do Piezon no pain, um sistema de ultrassom para a remoção do cálculo dental;
7 – Nova avaliação, para verificar se ficou algum resíduo que requer a remoção;
8 – Agendamento da consulta de retorno do paciente para nova avaliação ou limpeza, de acordo com necessidade e indicação profissional.
“Esse protocolo nasceu para revolucionar a higienização bucal, pois, além de envolver vários processos na limpeza em si, ele auxilia a educar o paciente em relação ao dever de casa, como e onde ele deve se atentar na higienização com a escova e o fio”, elucida Paulo Nacarato, dentista com consultório no Jardins, que faz uso do protocolo GBT em São Paulo, em sua clínica.
Veja aqui como evitar a retração gengival!
Produtos certificados e sem risco
O tratamento realizado pelo protocolo GBT é feito com água morna e micropartículas de eritritol, um adoçante natural proveniente das frutas, que não afeta o esmalte dentário ou os índices glicêmicos dos pacientes.
Como as partículas são muito pequenas, elas não desgastam os dentes e nem causam desconforto na hora da remoção do biofilme. Os equipamentos auxiliam também na retirada da placa em locais mais escondidos e de difícil acesso pelos métodos tradicionais, incluindo arcadas desalinhadas.
Caso a preocupação seja com o evidenciador do biofilme dental, ele não mancha nem prejudica os dentes, as restaurações ou as próteses. Pelo contrário, ele indica ao paciente onde a placa bacteriana está localizada, servindo de guia também para a remoção realizada pelo dentista.
“O mais importante é o paciente entender que ele também faz parte do processo para manutenção da higienização bucal. E com este protocolo fica mais fácil evidenciar isso e reeducá-lo”, comenta Nacarato.
A periodicidade da limpeza é determinada de acordo com cada caso, sempre seguindo as recomendações e as orientações do dentista.
Quer conhecer o protocolo GBT em São Paulo? Agende um horário na Clínica Nacarato, localizada na Alameda Lorena, no Jardins.