Principais doenças odontológicas causadas pelo estresse

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Problemas simples, como boca seca, podem estar relacionados ao seu dia a dia e às doenças odontológicas causadas pelo estresse

Na segunda colocação no ranking mundial, o Brasil tem um alto índice de pessoas que sofrem com o estresse diariamente. De acordo com a OMS, mais de 90% da população mundial sofre com estresse. O esgotamento mental traz consequências para o restante do corpo, resultando no cansaço em excesso e diversos problemas de saúde. E, infelizmente, a saúde bucal também não escapa disso.

“O sistema imunológico dá os sinais de quando as coisas não estão bem, abrindo as portas sobretudo para doenças periodontais e outros problemas relacionados”, afirma Paulo Nacarato, dentista em São Paulo com clínica própria no bairro Jardins.

Problemas relacionados

O bruxismo é o primeiro na lista dos problemas relacionados ao estresse: o desgaste da mente durante o dia é descarregado nos dentes ao dormir. O bruxismo é involuntário e pode causar muitas dores nos dentes, maxilar e disfunção na ATM (articulação temporomandibular).

O bruxismo está ligado às emoções, por isso, algumas atividades de relaxamento podem ajudar a aliviar os sintomas — especialmente as físicas, como o esporte de sua preferência. Uma alimentação mais saudável também influencia positivamente.

Para tratamento, as placas de mordida são as mais indicadas. “Ela possibilita o relaxamento da musculatura e impossibilita o atrito dos dentes, minimizando as dores e o desgaste”, diz Nacarato. O desgaste em excesso pode resultar até mesmo na perda dos dentes (nos casos mais graves).

Perda de dentes e outras doenças odontológicas causadas pelo estresse

Na saúde bucal, o estresse e a perda de dentes estão diretamente relacionados. Há alguns anos, a atriz Demi Moore confessou que perdeu dois dentes da frente em razão disso. “Gostaria de dizer que foi andando de skate, mas foi devido ao estresse”, declarou em entrevista ao apresentador Jimmy Fallon.

Os riscos, no entanto, podem levar a outras questões muito prejudiciais à saúde bucal global, afetando, inclusive, aspectos relacionados à odontologia estética, como por exemplo:

– Doenças periodontais: nos casos de estresse, o corpo aumenta a produção de um hormônio chamado cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”. Nesses casos, o sistema imunológico atua de forma mais precária, facilitando o surgimento das doenças periodontais, que podem ser tratadas de forma muito simples, mas, em casos mais severos.

Com isso, o corpo fica mais suscetível à gengivite, com retração gengival, exposição da dentina, aumento da sensibilidade, e periodontites, que pode até comprometer os dentes. Além disso, podem comprometer os ossos e a raiz dos dentes, ocasionando a perda dos dentes.

– Aftas: problemas menos graves, elas costumam permanecer na boca de sete a catorze dias. O estresse é um dos gatilhos para o seu surgimento.

Cáries: Alguns bons hábitos do dia a dia, como a escovação adequada dos dentes, podem perder importância nos momentos de estresse. Por isso, lembre-se sempre de não descuidar com a saúde bucal. Além disso, a situação pode desencadear a redução da saliva, o que contribui para um ambiente mais favorável às cáries.

Mau hálito: o mau hálito pode estar relacionado às doenças periodontais, aos cuidados deficientes com a escovação diária e também à boca seca. Ou seja, é uma consequência dos demais sintomas e dificuldades trazidos pelo estresse.

“O estresse acumulado pode causar doenças com importante ligação com a imunidade, ansiedade e cansaço. Além disso, a boca seca – que pode gerar cáries e periodontites devido à falta de produção de saliva – e a gengivite também podem ser consequências do estresse”, exemplifica o profissional.

Entendeu como estresse e a perda de dentes podem estar muito relacionados? Tem alguma dúvida sobre como surgem as doenças odontológicas causadas pelo estresse? Entre em contato com a Clínica Nacarato.

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.