Sorriso gengival: qual a melhor opção para tratá-lo?

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Procedimentos diversos estão entre as possibilidades para tratar o sorriso gengival

O sorriso gengival incomoda muitas pessoas, principalmente nas questões relacionadas à estética e à aparência. A exposição da gengiva em excesso – mais de 3mm – faz com que a harmonização facial se perca, deixando muita gente desconfortável com o próprio ato de sorrir.

Existem algumas explicações para as causas desse tipo de sorriso, entre elas estão a má formação óssea, a hipermobilidade dos músculos do lábio superior, ou mesmo o excesso de gengiva sobre a coroa dentária.

Independentemente do motivo, arrumar o sorriso gengival é uma escolha pessoal. Como ele não causa nenhum problema em relação à saúde bucal do paciente, torna-se mais uma questão estética e de bem-estar.

Como tratar o sorriso gengival?

Para tratar do sorriso gengival em São Paulo, a Clínica Nacarato dispõe de algumas opções. O paciente, juntamente com o dentista, pode escolher entre o procedimento cirúrgico ou a aplicação da toxina botulínica, o botox.

Cirurgia ou botox

Os procedimentos para correção do sorriso gengival são rápidos e simples, basta determinar qual a melhor opção, particular para cada paciente.

No caso cirúrgico, a gengivoplastia retira o excesso de tecido gengival e realiza a construção do tecido em torno do dente. Além disso, já o tratamento pode ser aproveitado para corrigir outros possíveis desalinhamentos.

O pós-operatório é simples, exigindo apenas repouso, evitar esforço físico ou exposição solar, não fumar ou ingerir álcool, e seguir as recomendações médicas de medicação e higienização.

Conheça a técnica flapless para a cirurgia plástica gengival.

Já para aqueles que preferem fugir dos métodos invasivos, a opção é a aplicação do botox no lábio superior. Isso vai fazer com que a contração muscular impeça que ele se retraia.

“O botox na odontologia vem sendo muito usado para correções estéticas e funcionais”, diz Nacarato. Além do sorriso gengival, o botox pode amenizar problemas como bruxismo, o ranger noturno dos dentes que acomete boa parte da população brasileira.

“A escolha da melhor opção para tratar o sorriso gengival pode ser feita em consultório com o profissional, que vai diferenciar as opções, explicar os pós-operatórios e as recomendações, além de dar todo o suporte necessário”, afirma o dentista.

Portanto, o perfil e a preferência do paciente serão levados em conta, conforme a avaliação do caso.

Outros problemas gengivais

Além do sorriso gengival, um outro incômodo frequentemente relatado pelos pacientes é a retração gengival, quando a gengiva se desloca, deixando a raiz do dente exposta.

“A retração gengival é muito comum entre os pacientes e, além da questão estética, pode aumentar a sensibilidade nos dentes e contribuir para a ocorrência de inflamações”, alerta Nacarato, que realiza os tratamentos para corrigir problemas gengivais em sua clínica.

Há ainda a possibilidade do clareamento gengival, para casos de gengivas escuras ou com manchas. O procedimento consiste na remoção das células responsáveis por essas manchas, o que resulta no clareamento da região.

Está se sentindo infeliz com o seu sorriso? Procurando um profissional para tratar do sorriso gengival em São Paulo ou outros problemas com a gengiva?

Entre em contato com a Clínica Nacarato e agende a sua consulta.

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.