Turismo Odontológico no Brasil: a busca pelos profissionais nacionais

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Qualidade dos dentistas e o câmbio favorável abrem as portas dos tratamentos odontológicos para estrangeiros e brasileiros que vivem no exterior

São Paulo é reconhecida como a principal cidade de negócios do país. Não à toa, as grandes companhias brasileiras contam, pelo menos, com um escritório no município.

Não à toa, conta com o maior aeroporto do Brasil, que reúne a maioria das companhias aéreas internacionais e o segundo mais movimentado da América Latina, atrás apenas da Cidade do México.

Os estrangeiros e brasileiros que vivem fora do país, muitas vezes, aproveitam a oportunidade para realizar o chamado Turismo Odontológico no Brasil. Os dentistas brasileiros são reconhecidos como um dos melhores do país, especialmente na realização dos procedimentos da odontologia estética.

A revista dos Estados Unidos Patients Beyond Borders – Pacientes além das fronteiras, em tradução literal – coloca o Brasil na 8ª posição entre os países do mundo mais visitados para a realização de serviços médicos, o que inclui os procedimentos odontológicos.

Estimativas do governo federal apontam que, pelo menos, 180 mil pessoas venham ao Brasil por propósitos médicos.

Estética

Na Clínica Nacarato, muitas pessoas optam pela realização de procedimentos que integram a odontologia estética, como as facetas de porcelana e as restaurações estéticas, por exemplo.

No entanto, outros casos mais complexos, como os implantes dentários ou a remoção de amálgama também aparecem no dia a dia.

“Nós procuramos dar atenção especial a esses pacientes, pois sabemos de suas necessidades, sobretudo o fator tempo e disponibilidade, que são decisivos”, ressalta Paulo Nacarato, dentista em São Paulo e responsável pela clínica.

Fatores para procurar um dentista brasileiro

Humanização e profissionalismo – A qualidade da formação e a maneira de atender os pacientes é algo percebido por estrangeiros e brasileiros. Em geral, os profissionais brasileiros realizam um atendimento mais humanizado e cuidadoso.

Câmbio – O dólar, libra ou euro são moedas valorizadas no Brasil. Ou seja, uma pessoa que tenha rendimentos em algumas dessas moedas vai se beneficiar ao optar pela realização de um tratamento no país.

Localização – Outro fator decisivo buscado pelos estrangeiros é a localização. Como costumam não ter muito tempo livre, a facilidade de acesso e a disponibilidade de consultas também se tornam critérios de escolha.

A Clínica Nacarato, por exemplo, está localizada no bairro Jardins, próxima à Avenida Paulista, Av. Rebouças e 9 de Julho, e conta com estacionamento próprio e fácil acesso pelo metrô.

Dicas para fazer turismo odontológico no Brasil

Atenção na escolha da Clínica – Procure locais que possam atender dentro da especialidade desejada e de forma rápida, já que, ao contrário dos habitantes locais, a pessoa que busca pelo turismo odontológico conta com menos tempo para finalizar o tratamento. É ideal que o espaço conte com estrutura própria, sendo capaz de realizar exames e procedimentos necessários sem perder tempo.

Busque referências – Ao se escolher um tratamento de outro país, por vezes, é preciso confiar no trabalho do profissional e optar por um centro odontológico com valores como transparência, eficiência e comprometimento. Nesse caso, procure encontrar pessoas que tenham realizado tratamento na clínica e com os profissionais para saber como se sentiram e qual foi o resultado atingido.

Expertise na área buscada – Está interessado em fazer facetas de porcelana, clareamento dental ou outros procedimentos ligados à  Odontologia Estética, por exemplo? Procure um profissional que tenha expertise na área, com cursos e experiência de trabalho. Além disso, os materiais usados no tratamento precisam ser certificados.

Alinhe tudo antes de viajar – Tenha todos os detalhes definidos antes da viagem: preço do tratamento; formas de pagamento; datas de consulta; período necessário de permanência, entre outros aspectos.

Tendência de mercado

O turismo odontológico no Brasil, mais especificamente em São Paulo, tem atingido um público bastante amplo: não apenas turistas estrangeiros, mas também os brasileiros que moram fora do país têm buscado pelo serviço.

“A procura de pessoas de fora pelo nosso trabalho aumentou muito nos últimos anos devido a inúmeros motivos, como a qualidade, o preço e a credibilidade”, afirma Nacarato.

A excelência no atendimento é um dos motivos da alta procura dos pacientes do exterior. “Hoje em dia, o paciente não busca somente o tratamento. Ele quer um serviço humanizado, que possa resolver seu problema e lhe oferecer a atenção necessária”, salienta o profissional.

Além do atendimento, a tecnologia de ponta também é alvo dos pacientes, que pesquisam por equipamentos de alta tecnologia e precisão.

A satisfação no atendimento e a relação custo-benefício resulta em indicações, que atraem novos pacientes para realizarem o turismo odontológico em São Paulo, mais especificamente na Clínica Nacarato.

Dentista brasileiro é referência

O dentista brasileiro está entre os três melhores do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Sabe o porquê?

Porque ele atende um público muito exigente, que é o brasileiro, preocupado com bons tratamentos e com a aparência estética do sorriso. Os brasileiros são referência em procedimentos como facetas de porcelana e clareamento dental, tratamentos relacionados à odontologia estética.

Por isso, cada vez mais os profissionais investem em cursos e em especializações, visando aprofundar o conhecimento e trazer aos pacientes os mais modernos procedimentos e equipamentos tecnológicos. Isso faz com que o turismo odontológico em São Paulo atraia tanto brasileiros quanto turistas estrangeiros para realizarem tratamentos.

“A indústria odontológica é muito grande. Somos reconhecidos pela qualidade de trabalho e competitividade no quesito preço”, explica Nacarato, dentista do bairro Jardins que conta com dezenas de pacientes do exterior.

Um outro motivo para o turismo odontológico em São Paulo ser tão forte é o número de profissionais no mercado. O Brasil abriga quase 20% dos profissionais de odontologia no mundo, exportando técnicas e servindo como referência para os demais. Não à toa, os profissionais tornaram-se alvo de pacientes que buscam os bons serviços.

“Temos pacientes que foram viver em outros países depois de conhecerem nosso trabalho, mas sempre que possível eles nos visitam para fazer um procedimento ou apenas uma manutenção”, alega Nacarato, que complementa: “As boas recomendações dos pacientes antigos também nos rendem novos pacientes estrangeiros”, finaliza.

Fazer turismo odontológico no Brasil está em seus planos? Você pode agendar um horário ou entrar em contato com a Clínica Nacarato antes mesmo de pousar em solo brasileiro, via telefone, e-mail ou whatsapp.

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.