Você tem medo do dentista?

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Trauma pode acontecer desde o agendamento da consulta até o barulho da broca; ter medo do dentista é prejudicial para a saúde dos dentes

Pavor, suadeira ou somente a postergação do agendamento das consultas de rotina ao dentista. Caso tenha algum desses sintomas, você pode ser um dos 10% da população odontofóbica: isso mesmo, pessoas que têm medo do dentista! Faz parte desse número? Fique atento, pois o medo pode resultar em doenças periodontais e outros problemas bucais.

Pessoas com medo do dentista evitam ao máximo o contato com o profissional. Isto quer dizer que não realizam as limpezas periódicas, principal meio de prevenção a doenças bucais. E isso pode afetar o emocional também, já que um dente danificado faz com que a pessoa sorria menos ou evite os convívios sociais, atuando em diversos espectros da vida profissional e pessoal.

Tecnologia a favor

Caso você faça parte da porcentagem que não fica muito à vontade em um consultório odontológico, não se preocupe! Com as tecnologias e a modernidade dos equipamentos odontológicos, não é mais preciso sentir medo do dentista!

“A maior parte dos tratamentos hoje em dia é menos invasiva, menos dolorosa ou barulhenta. Com a tecnologia avançada, até a recuperação, como o pós-operatório, é mais tranquila”, afirma Paulo Nacarato, dentista no Jardins, em São Paulo.

O uso de equipamentos modernos e silenciosos ajuda a aliviar o trauma que pacientes podem sofrer — muitos deles, mais pelo barulho e desconforto do que propriamente pelo fato de terem sentido dores ou incômodos.

A Clínica Nacarato conta com equipamentos como o Accu-Cam, uma microcâmera intraoral, o Jet Sonic, aparelho de ultrassom usado na remoção do tártaro, o laser terapêutico e o laser de alta potência, aplicado em cirurgias.

Os tratamentos com lasers dispensam o uso integral da broca e podem ser realizados em casos com pequenas lesões, quando não há a necessidade de remoção, mas apenas de selar o local afetado. “Nenhum dos tratamentos exclui o motor totalmente, mas são opções mais confortáveis com bons resultados”, esclarece o dentista, que salienta a importância da análise caso a caso.

Para retirada de cáries, é possível realizar um tratamento com géis e outros compostos para amolecer a parte afetada e removê-la, sem o uso de brocas.

“Investir em tecnologia é benéfico para o paciente e para o profissional, que realiza os procedimentos com mais precisão, aumentando a segurança dos tratamentos e passando mais tranquilidade ao paciente”, diz o dentista.

A visita ao dentista é essencial e necessária para a saúde bucal, pois mesmo com uma escovação diária correta e completa, somente o profissional consegue eliminar todo o tártaro e a placa bacteriana que pode se alojar nos locais mais difíceis da boca.

Atendimento humanizado

Além dos aparelhos e da tecnologia, uma boa conversa com o profissional pode amenizar a ansiedade. Tirar todas as dúvidas, mesmo que inicialmente pelo contato telefônico, e sentir-se seguro para realizar o procedimento faz com que essa barreira seja quebrada. Confiança no dentista escolhido é um dos pontos principais para não sentir medo.

“Nosso foco é a humanização, tratar o paciente como ser humano e não como um cliente. Por isso tentamos tranquilizá-lo ao máximo, explicando os processos para que ele possa estar o mais relaxado durante os procedimentos”, salienta Nacarato, que atua no atendimento como dentista no Jardins e tem experiência profissional de mais de 30 anos.

Para ter sucesso nesse tipo de atendimento, longas conversas são realizadas durante as consultas, que incluem entrevistas, análise de exames de imagem, tudo para garantir que o paciente fique tranquilo e otimista em relação ao tratamento que fará.

“Procuramos tranquilizar o paciente em todas as esferas: desde a localização boa, o atendimento agradável, uma completa explicação do tratamento, na consulta e nos procedimentos seguros. Isso faz com que ele perca o medo e volte com a frequência necessária para concluir o seu tratamento ou simplesmente realizar uma profilaxia, o que será benéfico para a sua vida em um sentido mais amplo”, explica Nacarato.

Consultório bem equipado, com materiais certificados e modernos, localização nobre, no bairro Jardins, com estacionamento e próximo a linhas de metrô faz da Clínica Nacarato uma referência na Odontologia em São Paulo.

Quer perder o medo do dentista? Procure pelo profissional Paulo Nacarato, especialista em próteses, reabilitação oral e implantodontia.

Conheça os nossos tratamentos aqui.

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.