Check-up odontológico em São Paulo: mantenha seu sorriso em dia

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

A revisão periódica no dentista ultrapassa a simples profilaxia; limpeza nos dentes pode identificar outros problemas que vão além da boca: não esqueça de fazer o seu check-up odontológico em São Paulo

Existe momento ideal para realizar avaliações médicas? O check-up odontológico em São Paulo pode ser feito a qualquer momento, criando uma rotina que vai te beneficiar para o resto da sua vida. Agendar uma consulta periódica ao dentista é uma das maneiras mais inteligentes de garantir a sua saúde bucal.

Apesar de a prevenção não ser muito difundida no Brasil, o ideal é que essa prática seja realizada em todas as áreas da medicina. É a melhor forma para evitar doenças ou identificá-las em seu estágio inicial, simplificando o tratamento e reduzindo riscos. Essa regra também vale para a odontologia!

“Só a realização da higienização bucal completa não basta como prevenção. Mesmo com a utilização de flúor ou fio dental, somente um profissional conseguirá identificar uma cárie ou qualquer outro problema. Além disso, a visita ao consultório resulta na eliminação de focos de placa bacteriana e acúmulos de sujeira de difícil remoção na higienização doméstica”, diz Paulo Nacarato, dentista no Jardins, em São Paulo.

Check-up odontológico em São Paulo: a profilaxia

A limpeza regular dos dentes realizada por um profissional, também conhecida como profilaxia, é de extrema importância para a saúde bucal. Isso porque, mesmo com a higienização diária realizada em casa, é possível que ocorra o acúmulo de placas bacterianas e tártaro.

A presença desses elementos pode resultar em cáries, inflamações gengivais e outros problemas, como periodontites. Casos mais graves podem levar até mesmo a perda do dente — quando pacientes levam tempo demais para procurar um dentista.

“Em todos os casos, priorizamos a prevenção e, em relação à limpeza, não seria diferente. A profilaxia periódica ajuda a remover os acúmulos e a garantir um sorriso saudável”, explica o profissional.

Tão importante quanto fazer a limpeza dos dentes é a periodicidade necessária. Em geral, recomenda-se a realização da profilaxia pelo menos uma vez ao ano em consultório, de forma rápida e indolor.

“No entanto, o tempo de visita vai depender muito das condições do paciente. Para aqueles com bastante acúmulo de placas e de tártaro, a indicação é de visita em menos tempo para que a manutenção seja feita adequadamente”, afirma Nacarato.

Como funciona a limpeza?

Antes de iniciar propriamente a limpeza dos dentes, o profissional faz uma avaliação completa da boca do paciente no check-up odontológico em São Paulo.

Na sequência, inicia-se a raspagem do tártaro e das placas. “Fazemos um procedimento minucioso, visando remover toda a placa bacteriana que possa estar alojada, principalmente nos dentes dos fundos, que têm um acesso mais difícil com a escova e a limpeza diária em casa”, diz Nacarato.

O segundo passo, após a raspagem, é realizar a aplicação de jatos com bicarbonato de sódio e flúor, que tem como função proteger os dentes por mais tempo. Ambos auxiliam e facilitam a remoção do tártaro e das bactérias.

“Todos esses cuidados previnem doenças periodontais, como gengivite ou periodontite, além de evitar incômodos como o mau hálito, que, em alguns casos, pode estar relacionado à presença dessas bactérias”, salienta o profissional.

Muita gente pensa que a visita ao dentista só deve ser feita quando existe alguma queixa ou para realizar a limpeza. Ela não é apenas isso. Durante a profilaxia, é possível identificar outras doenças, que vão além da boca, servindo como como um exame preventivo, como vamos mostrar na sequência do artigo.

Doenças relacionadas

Além do diagnóstico das doenças periodontais, por meio da consulta é possível identificar outros problemas sistêmicos, como o câncer de boca ou labial, o HPV e até mesmo doenças relacionadas ao coração.

“O profissional de odontologia é capacitado para identificar alguns desses problemas que, com a descoberta precoce, podem ser tratados ou eliminados sem grandes riscos. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, melhor”, diz Nacarato, que já teve casos de detecção de HPV e câncer em seu consultório, possibilitando o alerta e a indicação de tratamento ao paciente.

São inúmeros os problemas que podem ser detectados previamente pelo dentista durante um check-up odontológico de rotina ou até mesmo com a solicitação de exames complementares. Afinal de contas, a boca pode apresentar sinais de que alguma coisa no organismo não está bem.

Veja outras indicações, além da presença de cáries:

  • Hepatite ou anemia, que deixa a mucosa da boca esbranquiçada;
  • Diminuição óssea pode indicar hiperparatiroidismo, por exemplo;
  • Lesões na mucosa e alteração no fluxo da saliva podem ser indicativos de bulimia;
  • Bolhas e erosões podem ser reflexo de cirrose;
  • Doenças da gengiva (sangramento);
  • Feridas nos tecidos moles podem sugerir câncer, HPV (papilomavírus), lúpus, entre outros.

“São pequenas anomalias que podem significar um problema exclusivamente bucal ou algo mais sério. Junto a outros sintomas e exames complementares, o diagnóstico é mais preciso”, diz Nacarato.

Vale lembrar que o profissional da odontologia não está ali unicamente para realizar esses diagnósticos. O dentista cuida da saúde bucal, esse “extra” é um suporte que ele pode oferecer e que pode ajudar na busca por um tratamento mais correto. O diagnóstico precoce salva vidas: agende o seu check-up odontológico em São Paulo periodicamente a e se proteja.

Turismo odontológico

Além dos brasileiros, os turistas estrangeiros também costumam realizar o check-up odontológico no país.

“Recebemos pacientes que vivem fora do país ou novos pacientes oriundos de indicações para tratamentos rápidos e check-ups”, salienta Nacarato, que atende em clínica particular com estacionamento próprio.

É comum que esses pacientes também venham com diversos horários já agendados para executar outros tipos de serviços, como facetas de porcelana ou outros procedimentos que demandam mais visitas ao consultório.

“As consultas de manutenção periódica, seja a cada 3, 6 ou 12 meses, são fundamentais para prevenir a doença periodontal, cárie, câncer bucal, hpv (papiloma vírus) e muitas outras doenças sistêmicas que apresentam algum tipo de manifestação bucal. A prevenção bucal é o melhor remédio”. 

Procurando um profissional para realizar um check-up odontológico em São Paulo? Entre em contato com a Clínica Nacarato (Whatsapp (11) 95056-1694). Estamos na Alameda Lorena, 1304 sl. 910.

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.