Realizar procedimentos odontológicos pode ter menos riscos do que você imagina; realize a sua visita ao dentista em São Paulo sem preocupações
Desde março deste ano, a Clínica Nacarato está com o atendimento diferenciado devido ao coronavírus: suspensão das atividades eletivas, dando prioridade apenas aos atendimentos de urgência. Agora, quatro meses depois, a Clínica está retomando os atendimentos em consultório, com todos os cuidados em biossegurança possíveis, para possibilitar uma visita ao dentista em São Paulo de forma segura para todos.
Muitos podem achar arriscado uma visita ao dentista neste momento, mas você sabia que os consultórios odontológicos são mais seguros do que ir a lojas, por exemplo? Um estudo do MIT (Massachusetts Institute of Technology) mostrou que ir ao dentista é mais seguro que muitas outras atividades cotidianas. Para se chegar a essa conclusão, foram levados em conta a necessidade – econômica ou para a saúde -, o tempo de visita e a lotação dos locais.
“Apesar de termos muita proximidade com a boca do paciente, nós estamos munidos de equipamentos e produtos para proteger tanto a nós, profissionais, quanto a quem nos visitar ou precisar realizar um procedimento”, afirma Paulo Nacarato, proprietário do consultório, localizado no bairro Jardins, em São Paulo.
A pesquisa do MIT analisou o risco de 26 segmentos, considerando a sua necessidade e risco de contágio ao longo da pandemia. As clínicas odontológicas tiveram um dos menores potenciais de infecção, avaliando a necessidade da visita e os seus riscos.
Para se chegar a esses resultados, os pesquisadores avaliaram dados de 47 milhões de smartphones entre janeiro de 2019 e março de 2020 apenas nos Estados Unidos. Como os consultórios odontológicos têm baixa rotação de pacientes e tomam cuidados adequados com a higiene, a visita ao dentista é considerada mais segura do que diversas atividades rotineiras, caso de salões de beleza, pet shops, cafés, entre outros.
Reabertura e cuidados
Ainda de acordo com o estudo, a relevância da atividade deve ser considerada ao se cogitar a reabertura gradual dos serviços. Atividades essenciais para a saúde e o bem-estar, caso dos dentistas, devem retomar o atendimento imediato, mantendo os devidos cuidados, como espaçamento no agendamento entre os pacientes e rigorosa higienização do consultório.
A Clínica Nacarato está pensando em todos esses quesitos, realizando agendamentos mais espaçados para que nenhum paciente fique na sala de espera, cuidando da higienização e biossegurança dos equipamentos e orientando a todos que, se apresentarem qualquer sintoma relacionado à Covid, cancelem seu procedimento e procure orientação médica.
Menos contaminados
Apesar de estarem em linha de frente no atendimento aos pacientes, os cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal representam o menor índice de contaminados pelo coronavírus entre os profissionais da saúde.
Essa informação, emitida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), se deve, principalmente, graças ao rigor na biossegurança, à aquisição de equipamentos para prevenção da doença e ao controle do acesso de pacientes, com distanciamento entre as consultas.
Não tenha medo de fazer uma visita ao dentista em São Paulo neste período. Procure por consultórios odontológicos responsáveis e mantenha a sua saúde bucal em dia. Seu corpo, sua saúde e seu bem-estar agradecem.