Problema pode afetar a arcada dentária e gerar dores de cabeça; Procure seu dentista para prevenir ou tratar do bruxismo em São Paulo
O bruxismo é um problema dentário caracterizado pelo ranger ou o apertar dos dentes, sendo mais comum durante o sono, quando é feito de forma inconsciente.
O bruxismo pode afetar a arcada dentária e gerar muitos problemas, como dores e inchaço nos dentes, incômodos na cabeça (situações que podem ser confundidas com outras enfermidades), disfunções temporomadibulares (DTMs), e até mesmo o desgaste e a perda de dentes.
“É uma condição comum e que muitas vezes demora para ser diagnosticada e/ou tratada, podendo causar problemas sérios na saúde bucal, além de incômodos no dia a dia da pessoa”, afirma Paulo Nacarato, dentista no Jardins, que atende casos de bruxismo em São Paulo.
O diagnóstico do bruxismo pode ser feito em casa, por uma segunda pessoa que escute o ranger dos dentes durante o sono, ou em consultório, durante o exame periódico dos dentes.
“Analisamos o desgaste ou a perda da esmaltação dos dentes, características de quem tem bruxismo”, explica Nacarato. Quanto antes for confirmado o diagnóstico, menos os dentes sofrerão e mais fácil o problema poderá ser contornado.
Sintomas
Entre os sintomas mais comuns, além do desgaste dentário, estão dores de cabeça ou nos músculos da face, incômodos nos dentes, disfunções temporomandibulares ou inchaço na mandíbula.
“O paciente, quando aperta os dentes, tensiona a musculatura facial. Por isso, é muito comum as pessoas que têm bruxismo acordarem com dores de cabeça ou nas articulações da face”, diz Nacarato.
As dores no pescoço ou nos ombros também são comuns a quem enfrenta este quadro.
A depender da gravidade do bruxismo, até mesmo a perda do dente é uma consequência possível. “Com o ranger e o desgaste, o dente pode trincar e, dependendo da intensidade, até mesmo cair”, afirma o dentista.
Como tratar?
Assim que perceber o bruxismo, seja por meio de um sintoma ou pelos comentários de outras pessoas, procure um consultório odontológico e converse com seu dentista.
“É possível fazer uma placa interoclusal, de acrílico ou silicone, para uso durante a noite. A placa não trata o problema, mas minimiza as consequências, aumentando a qualidade de vida ao reduzir os incômodos”, explica o profissional, que tem mais de 30 anos de experiência.
Na dúvida se utiliza uma placa de mordida ou opta por outros tratamentos? Veja este texto!
Mudanças no estilo de vida
Outra forma de diminuir o bruxismo é mudando o estilo de vida para tentar estar mais relaxado no período noturno. Para isso, evite:
- Realizar atividades físicas à noite;
- O consumo de cafés ou outros estimulantes após as 16h;
- Assuntos que tragam estresse.
As atividades físicas devem ser deixadas de lado, pois a adrenalina costuma deixar o corpo mais agitado no momento de descanso. E o estresse e a ansiedade são inimigos da saúde bucal, sobretudo no caso de bruxismo.
Nesse contexto, aposte em terapias com meditação, acupuntura, ouvir músicas calmas ou realizar outros métodos que relaxem a musculatura, como a aplicação de toxina botulínica, que também ajudam.
Atletas também costumam usar a placa de mordida a fim de evitar fraturas e lesões bucais.
Sofre com bruxismo em São Paulo?
Procure por um dentista no Jardins, tradicional bairro de São Paulo, com consultório próprio e estacionamento. Agende uma visita à Clínica Nacarato.