Mais importante do que a quantidade de chocolates é a forma de ingeri-los, explica Paulo Nacarato, dentista no Jardins, em São Paulo
Na Páscoa, é comum que adultos e crianças exagerarem no consumo de chocolates e outros doces. Mas, para curtir esse momento com ainda mais tranquilidade, é imprescindível não esquecer da saúde bucal e ter os cuidados com os dentes, visto que os açúcares são um dos principais vilões para o surgimento das cáries e de outras situações que podem resultar em problemas mais graves, como periodontites.
Toda a vez que se ingere um chocolate, as bactérias presentes na boca e que estão em volta dos dentes se alimentam desses açúcares. Elas aproveitam o alimento para elaborar um ácido que corrói o esmalte dos dentes. Portanto, mais importante do que a quantidade de doces ou chocolates a comer é a maneira como se come.
“Se for possível, escolha um momento do dia para comer os chocolates. Assim, evita-se que essas bactérias estejam em atuação constante. Pois, se elas forem ‘alimentadas’ o dia todo, vão trabalhar por esse período também, aumentando o risco das cáries”, explica Paulo Nacarato, dentista no Jardins, em São Paulo, com mais de 30 anos de experiência.
Melhor chocolate e melhor momento para saboreá-lo
Chocolate é chocolate, tem açúcar em sua composição. Mas os meio amargos ou com mais porcentagem de cacau são, normalmente, os com menos quantidade de açúcares. Não é preciso abrir mão dos demais, apenas saber balancear o consumo.
No momento de optar por uma hora do dia para comer os doces, escolha pela manhã ou tarde, após as refeições, evitando consumir no período noturno. Há uma explicação para isso: “Quando dormimos, a boca fica mais seca, criando um ambiente ainda mais propício para a formação de cáries. Por isso, o ideal é optar por comer os doces sempre nos horários distantes do momento de dormir”, ressalta o profissional.
Evite beliscar ao longo do dia. O ideal é comer naquele momento, higienizar os dentes e pronto. Isso faz com que se reduza a exposição do dente aos açúcares e a desmineralização causada pelo contato com o alimento. E abuse da ingestão de água, que estimula a produção de saliva e equilibra a acidez bucal.
Veja mais sobre os alimentos que prejudicam os dentes
Cuidados com os dentes
É indispensável manter a higiene em dia nesse período (e em todos os outros), realizando a escovação de forma adequada, não esquecendo jamais do fio dental. “E, claro, manter a visita de rotina ao dentista em dia, quando nós fazemos a análise da boca do paciente e, se for necessário, realizamos algum procedimento em especial”, explica o dentista.
Aproveite a Páscoa e mantenha os cuidados com os dentes. Se estiver procurando por um dentista em São Paulo ou está com dúvidas sobre o tratamento indicado para você, agende uma consulta na Clínica Nacarato.