Posso escovar os dentes com argila e carvão?

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Assunto se popularizou no mundo dos famosos e blogueiros, mas a dúvida é: funciona e faz bem?

Quem não quer ter dentes branco, bonitos e saudáveis? Desejo de todos, é preciso tomar cuidado ao escolher a forma de clareamento dental. Assim como as dietas da moda, a internet dissemina notícias e informações que podem ser perigosas, como é o caso do clareamento e limpeza dos dentes com argila e carvão. Seria isso mais um boato de internet, uma fake news?

Boato ou não, famosas fazem uso dessas substâncias. Bela Gil, polêmica pelas escolhas de vida, já mostrou a filha escovando os dentes com argila. Fato é que a argila branca é um dos ingredientes das pastas de dentes naturais e proporciona limpeza, além de ser anti-inflamatória. Mas…

Onde mora o problema?

A argila tem como principal ingrediente o dióxido de silicato (sílica), componente de areia, ótimo esfoliante e matéria-prima do vidro. Com o uso constante, o esmalte dentário se desgasta, prejudicando a estética e causando hipersensibilidade dentária.

Quer usar argila? Use para esfoliar o rosto e o corpo, regiões que se regeneram.

Carvão ativado

A nova onda da internet é o clareamento dental com carvão ativado. O carvão, que tem alta capacidade de absorção, remove manchas e proporciona o branqueamento dos dentes. Legal? Não!

“O uso dessas substâncias só prejudica os dentes e a saúde bucal. Tanto a argila quanto o carvão ativado são abrasivos e provocam o desgaste do esmalte dentário”, alerta Paulo Nacarato, dentista em São Paulo com consultório no Jardins.

O esmalte é a parte mais nobre do dente, camada que o protege do exterior. Com o tempo, ele pode perder substâncias importantes e ficar mais frágil naturalmente. O uso de substâncias desse tipo, como carvão e argila, acelera esse processo.

“É importante ressaltar que nem todos os dentes são iguais. Funcionou para o conhecido não quer dizer que vai funcionar para você”, diz Nacarato. Conheça outros riscos do clareamento dental caseiro neste post.

Clareamento dental

Para aqueles que preferem não se arriscar e testar as “novidades da internet” e quererm clarear os dentes, Nacarato dá algumas opções:

“Nós trabalhamos com géis de clareamento dental, fabricados exclusivamente para esse fim, e com tratamentos que podem ser realizados no consultório ou em casa. O importante é ter a indicação e o acompanhamento de um profissional, para preservar a saúde dos dentes”.

Quer conhecer de perto os métodos de clareamento dental eficazes e não abrasivos? Agende uma consulta e venha conversar com a gente.

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.