Problema afeta a qualidade de vida das pessoas e pode ser multifatorial; investigação mais profunda para identificar a causa é necessária
A dor de dente é uma das principais causas que leva os pacientes aos consultórios odontológicos. Cerca de 25% da população brasileira sofre com este mal, de acordo com o Ministério da Saúde – e, infelizmente, muitos só comparecem ao dentista quando estão com dor.
Ela pode ser simples ou complexa, rápida ou duradoura, mas, independentemente disso, incomoda. Não só pela dor em si, mas também pela qualidade de vida do paciente, que é afetada de diversas maneiras, como ao comer, ao falar e ao higienizar a boca.
O incômodo nos dentes, normalmente, é de fácil diagnóstico. Quando o problema é muito pontual, pode ser apenas uma cárie. Porém, para sentir dor, a cárie precisa estar em um estágio já avançado, pois as bactérias que a acometem cavam as camadas dos dentes – esmalte e dentina – até chegar nas terminações nervosas, quando a sensação de dor fica mais forte.
“Esse é o motivo que mais traz pacientes ao consultório, pois eles chegam reclamando dos sintomas e descobrem que é uma cárie”, afirma Paulo Nacarato, dentista que trata de dor de dente há mais de 30 anos no bairro Jardins, em São Paulo.
Um outro diagnóstico comum é a dor de dente por sensibilidade. Os dentes ficam mais vulneráveis devido ao desgaste do esmalte e da exposição da dentina, que pode acontecer por conta de um trauma, uma erosão dentária, uma retração gengival ou um bruxismo.
Com a dentina exposta, a dor de dente pode chegar ao ingerir bebidas mais quentes ou geladas, ou ainda em contato com a escova ou com outros alimentos.
Causas mais agravadas
A dor de dente pode ser também uma inflamação na gengiva, as famosas gengivites, ou sua evolução, quando se trata de periodontites. Nestes casos, é preciso intervenção odontológica imediata para iniciar o melhor tratamento indicado.
Inflamação no dente do siso, quando ele nasce mal posicionado e necessita de retirada, também pode resultar em dor nos dentes.
Origem fora da boca
Sabia que é possível sentir dor de dente e sua causa não ser originária na boca? Sim! Casos de rinite e sinusite, ou mesmo dores de ouvido, podem causar desconforto nos dentes. Isso ocorre devido à proximidade do local inflamado com os nervos que chegam aos dentes.
“As causas da dor de dente podem ser inúmeras e somente a consulta com um dentista poderá identificar e tratar da melhor maneira. Importante manter a higienização diária em dia, com a profilaxia semestral”, diz Nacarato.
Sente dor de dente e gostaria de tratá-la? Entre em contato e agende um horário na melhor clínica odontológica de São Paulo.