Como evitar a alveolite

Dr. Paulo Nacarato

CROSP 36.130

Saiba mais sobre como evitar a alveolite, problema muito comum e que pode ser prevenido de forma simples

Alveolite é um quadro relativamente comum, ocasionado após a extração de um dente. O alvéolo é o “buraco” que fica na boca após a realização de um procedimento.

Sabe a casquinha formada pelo corpo após um corte? Na boca, um ambiente úmido, ela é substituída por um coágulo. Ao mesmo tempo que esse coágulo mantém os nervos e ossos protegidos, evitando a ocorrência de infecções, ele causa um quadro de dor aguda no paciente.

Se o coágulo não for formado ou for removido, o paciente vai sofrer com dores e outros problemas – em geral, nos primeiros cinco dias após as extrações.

Esse é um dos motivos pelos quais os dentistas costumam recomendar um período sem atividades físicas e nem cigarros ou álcool, para que a cicatrização seja plena e sem intercorrências. A atenção com os traumas também deve ser constante.

Isso vale tanto para extrações complexas como para as retiradas dos sisos, por mais simples que elas sejam.

Além disso, é indicado que o paciente diga ao dentista os medicamentos que estão em uso, pois eles podem interferir no surgimento do coágulo.

Sintomas da alveolite

Os sinais mais comuns da doença são:

Dores constantes

– Desconforto além do normal após o procedimento

Mau hálito

– Febre

– Ossos e nervos expostos

Tipos de alveolite

Seca – Ocorre quando o coágulo não se forma, é removido ou se dissolve, deixando esse espaço livre na boca e favorecendo a infecções.

Isso pode ocorrer em decorrência de um trauma ou mesmo de atitudes impensadas, como cuspir, bochechar ou usar um canudinho após o procedimento.

Úmida – Neste caso, o alveólo fica repleto de pus, sendo, na grande maioria dos casos, uma consequência adicional do quadro seco.

Ele se torna mais comum em fumantes, pessoas que também apresentam maior probabilidade de quadros mais graves, como o câncer de boca.

Como evitar a alveolite

– Use uma bolsa de gelo, caso sinta dores

– Tome bastante água e evite o consumo de bebidas alcoólicas

– Evite se colocar em situações de risco

– Siga as recomendações do dentista

Por mais que as recomendações pareçam iguais, cada paciente tem uma necessidade específica e, por isso, pode haver algum tipo de orientação personalizada.

Outro ponto importante está em não pular etapas do processo recuperatório, especialmente a consulta agendada pelo dentista após a realização do procedimento. Neste período, caso sinta algum incômodo, entre em contato imediatamente com o profissional.

Quer aprender a como evitar a alveolite e outros problemas dentários? Fique de olho em nosso blog!

Está buscando um dentista em São Paulo, mais especificamente no bairro Jardins? Entre em contato com a Clínica Nacarato e agende sua consulta. O consultório conta com estacionamento próprio.

Iniciar Conversa
1
1 mensagem não lida
Olá tudo bem? Dr. Paulo Nacarato aqui. Inicie uma conversa comigo agora mesmo para agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas.