Além da anamnese ou da limpeza, é possível que o profissional avalie a saúde bucal como um todo neste primeiro encontro
Medo do dentista, quem não tem? Ainda mais ao pensar em conhecer um novo profissional, ter aquele primeiro contato, relatar todo o histórico de vida e saúde… Isso pode apavorar muitas pessoas. Mas que tal pensar neste encontro como a chance de conhecer um aliado na sua saúde bucal?
Vamos detalhar hoje como funciona a primeira consulta odontológica, para tirar as principais dúvidas.
Primeira consulta odontológica
Bom, você não chega ao médico e ele sai examinando sem saber suas queixas, não é mesmo? No dentista, não seria diferente.
Ao entrar no consultório, o profissional fará uma série de questionamentos, conhecida como anamnese. Ela acontece em toda primeira consulta e é uma espécie de entrevista para que o dentista conheça o paciente como um todo: histórico de saúde, familiar, de alimentação, hábitos e rotinas.
Acredite: tudo isso pode influenciar na saúde dos dentes e das gengivas. Por isso, é muito importante que nenhuma informação pertinente seja omitida ao profissional.
Troca necessária
Mas não ache que é só o dentista quem vai perguntar. É neste encontro que você vai sanar suas dúvidas sobre tratamentos, valores e contar todas as queixas odontológicas ou outros problemas recorrentes. Dores de cabeça ou na região do pescoço também devem ser relatadas.
O profissional vai te ouvir e, na sequência, analisar o estado dos seus dentes e das gengivas. Nesta avaliação, é possível identificar cáries, periodontites ou outras anomalias relacionadas. Se preciso, ele solicitará exames de imagem para confirmação de diagnóstico.
“É preciso passar a confiança ao paciente, com uma comunicação clara e objetiva, principalmente para que ele não saia com dúvidas”, explica Paulo Nacarato, dentista no Jardins, em São Paulo.
Profilaxia
Neste mesmo atendimento, é realizada a profilaxia, uma limpeza completa que ajuda na higienização bucal. Na maior parte das vezes, é ocorre a raspagem, visando eliminar as placas bacterianas, com a ajuda de bicarbonato de sódio e, na sequência, é aplicado o flúor.
Para esta etapa, não basta contar apenas com o bom desempenho do profissional: ter equipamentos modernos e eficazes é fundamental. A Clínica Nacarato conta com o AirFlow Prophylaxis Master, uma ferramenta completa e ideal para profilaxia em crianças, adultos e pacientes que sofrem com hipersensibilidade.
“Investir em equipamentos de primeira linha é primordial para um atendimento de excelência. Nossa profilaxia é sem dor, rápida e minimamente invasiva, garantindo conforto e o retorno do paciente no tempo necessário”, salienta Nacarato.
Hábito da visita
Ainda não é do costume do brasileiro frequentar médicos como prevenção. As visitas normalmente acontecem quando surge um incômodo ou dor. Ter esse compromisso periódico e preventiva evita a formação de placa bacteriana, tártaro ou até mesmo cáries, deixando seu sorriso sempre saudável.
“O ideal é iniciar o tratamento odontológico desde criança, para que o dentista acompanhe o crescimento ósseo e dos dentes desde cedo, orientando na limpeza e na higienização”, diz Nacarato.
Que tal agendar a sua visita na Clínica Nacarato? Estamos te esperando!